Informações para a população geral
Você já pensou em fazer o teste rápido para HIV?
Produzido pelos Grupos de Pesquisa Psicologia, Saúde e Comunidades e Identidades, Narrativas e Comunidades de Prática, da Programa de Pós-Graduação em Psicologia da PUCRS, financiado pelo Ministério da Saúde.
Álbum Seriado das Infecções Sexualmente Transmissíveis (IST)
Arquivo Pdf
PEP SEXUAL
Profilaxia Pós Exposição Sexual
O que é PEP sexual?
PEP sexual (Profilaxia Pós-Exposição sexual) é uma medida de prevenção que consiste no uso de medicamentos antirretrovirais até 72 horas após a relação sexual, para reduzir o risco de transmissão do HIV (vírus da aids), quando ocorrer falha ou não uso da camisinha.
Quando a PEP sexual é indicada?
A PEP sexual é indicada somente para situações excepcionais em que ocorrer falha, rompimento ou não uso da camisinha durante a relação sexual.
É, também, indicada em casos de violência sexual contra mulheres ou homens e acidente com material perfuro cortante em profissionais de saúde.
Testagem Rápida
Nas situações de exposição recomenda-se a testagem com a utilização de testes rápidos para HIV, Sífilis, Hepatites B e C da pessoa exposta.
Quando iniciar? Durante quanto tempo devo tomar o medicamento?
A PEP é considerada uma urgência médica e deve ser iniciada o mais rápido possível, preferencialmente nas primeiras 2 horas após a exposição e no máximo em 72 horas. Os antirretrovirais são utilizados por 28 dias para garantir a eficácia da PEP.
O medicamento causa efeitos colaterais?
Sim. A maioria dos medicamentos causa efeitos colaterais, que, em geral, são leves e melhoram em poucos dias. No caso de algum mal-estar durante o uso desses medicamentos, você deve procurar imediatamente o serviço de saúde para avaliação.
Locais de atendimento à PEP sexual?
Segunda a sexta:
07 às 15h30 – Centro de Testagem e Aconselhamento (CTA) e Ambulatório Aids
Após 16h – Hospital Zona Norte
Sábados, Domingos e Feriados:
Hospital Zona Norte
Dúvidas entrar em contato?
Centro de Testagem e Aconselhamento (CTA): 3378-0146 / 3378-0147, de segunda a sexta das 07 às 13h
Ambulatório de HIV/aids/IST: 3379-0176 / 3379-0180, de segunda a sexta das 07 às 17h
Como usar um preservativo masculino e feminino