Ir direto para menu de acessibilidade.
Você está aqui: Página inicial > Saúde da Criança e Adolescente
Início do conteúdo da página

Saúde da Criança e Adolescente

Última atualização em Quarta, 18 de Janeiro de 2023, 17h05 | Acessos: 3247

A Atenção Primária de Saúde, institui um conjunto de iniciativas que envolvem mudanças no processo de cuidado à gravidez, ao parto e ao nascimento; na qualificação técnica das equipes de atenção primária e na melhoria da ambiência dos serviços de saúde com a finalidade de estruturar e organizar a atenção à saúde da criança do município. Diante dos objetivos é importante criar ação programática para Saúde da criança, pois temos que garantir a continuidade do cuidado de acordo ao risco e um atendimento adequado no crescimento e desenvolvimento da criança dentro do contexto da família, ofertando e orientando cuidados para garantir gerações mais saudáveis.

As equipes estão constituídas por clínico geral, enfermeira, auxiliar de enfermagem, Odontólogo, ASB e TSB, agentes comunitários de saúde, técnico administrativo, pediatra e equipe multiprofissional.

Ofertamos em todas as Unidades de Atenção Primária de Saúde: Atendimento e acompanhamento de crescimento e desenvolvimento da criança e adolescentes de 0 à 02 anos, principalmente de 0 à 1 ano, 11 meses e 29 dias com a puericultura, realizado pelo pediatra, clínico geral, Enfermeira, equipe multiprofissional; Imunização; Atendimento ao bebê chiador pelo fisioterapeuta s/n; Programa de leite especial; Atendimento e acompanhamento de crianças e adolescentes de baixo peso ou obesidade (s/n); Atendimento odontológico; Realização da coleta de triagem neonatal (Teste do Pezinho) e encaminhamento especializado quando necessário.

São desenvolvidas ações de promoção em saúde para propiciar um acompanhamento do crescimento e desenvolvimentos das crianças e oferecer qualidade no atendimento das ações que já são desenvolvidas, podemos citar: Orientação sobre a importância do aleitamento materno exclusivo, oferecemos orientação sobre vacinas, prevenção de acidentes, ações de saúde bucal.

Temos programas direcionados às crianças e adolescentes como o PSE – Programa de Saúde na Escola e Crescer Saudável. Temos o Projeto Prefeito mais Amigo das Crianças, programa Saúde Bucal Infanto Juvenil

Toda Equipe da Diretoria da Atenção Primária de Saúde, se coloca à disposição para quaisquer dúvidas.

 

ALEITAMENTO MATERNO

Aleitamento

O aleitamento materno é a mais sábia estratégia natural de vínculo, afeto, proteção e nutrição para a criança e constitui a mais sensível, econômica e eficaz intervenção para redução da morbimortalidade infantil. Permite ainda um grandioso impacto na promoção da saúde integral da dupla mãe/bebê e regozijo de toda a sociedade. Se a manutenção do aleitamento materno é vital, a introdução de alimentos seguros, acessíveis e culturalmente aceitos na dieta da criança, em época oportuna e de forma adequada, é de notória importância para o desenvolvimento sustentável e equitativo de uma nação, para a promoção da alimentação saudável em consonância com os direitos humanos fundamentais e para a prevenção de distúrbios nutricionais de grande impacto em Saúde Pública. Porém, a implementação das ações de proteção e promoção do aleitamento materno e da adequada alimentação complementar depende de esforços coletivos intersetoriais e constitui enorme desafio para o sistema de saúde, numa perspectiva de abordagem integral e humanizada.

registrado em:
Fim do conteúdo da página