Ir direto para menu de acessibilidade.
Você está aqui: Página inicial > Comissão de Farmácia Terapêutica
Início do conteúdo da página

Comissão de Farmácia Terapêutica

Última atualização em Quarta, 14 de Maio de 2025, 12h34 | Acessos: 3003

Comissões de Farmácia e Terapêutica (CFT) são fundamentais na gestão do uso racional de medicamentos em instituições de saúde, como hospitais e secretarias municipais.

 A Comissão de Farmácia e Terapêutica (CFT) da Secretaria Municipal de Saúde, é subordinada à Superintendência, e caracteriza-se como instância colegiada de caráter técnico e consultivo, que tem por finalidade propor normas e procedimentos institucionais para o uso racional de medicamentos, a fim de garantir a adequada assistência aos pacientes.

 Por meio de reuniões periódicas entre seus membros farmacêuticos, médicos, enfermeiros e dentistas, são discutidos, principalmente, os pedidos para incorporação de medicamentos à Relação Municipal de Medicamentos Essenciais, REMUME.

A RELAÇÃO MUNICIPAL DE MEDICAMENTOS ESSENCIAIS, REMUME, documento padrão para ações relacionadas à assistência farmacêutica, o qual considera os aspectos epidemiológicos e assistenciais, e busca dar parâmetros para o processo de aquisição e aqueles relacionados à dispensação dos medicamentos, é um dos principais “produtos” da CFT.  A listagem configura-se como instrumento norteador para a aquisição de medicamentos seguros e eficazes, contribuindo para a melhor gerenciamento dos recursos públicos que devem ser aplicados de modo equânime.

Assim, dispondo-se da CFT atuante, esperam-se resultados como:

  • Atualização periódica da lista de medicamentos essenciais, REMUME local;
  • Criação de protocolos municipais e fluxos para obtenção de medicamentos;
  • Maior integração entre unidades básicas, farmácias e gestão da assistência farmacêutica;
  • Redução de gastos com medicamentos sem prejuízo à assistência;
  • Maior segurança no uso de medicamentos (redução de eventos adversos);

Para maiores informações, favor enviar e-mail para: O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo., e acrescentar ao título “para a Comissão de Farmácia ou CFT”.

Abaixo estão o conjunto de regras por meio de atos normativos e regimento interno da Comissão para consulta, assim como o formulário para solicitação de medicamentos.

 

ATOS NORMATIVOS

  • Portaria 232, de 11 de maio de 2018 - Súmula: Atualiza as atribuições e composição da Comissão de Farmácia e Terapêutica da Secretaria Municipal de Saúde de Londrina. 

 

REGIMENTO

REGIMENTO INTERNO DA COMISSÃO DE FARMÁCIA E TERAPÊUTICA (CFT)

 

FORMULÁRIO

FORMULÁRIO DE INCLUSÃO DE MEDICAMENTOS

 

Fim do conteúdo da página