Centro de Atenção Psicossocial - CAPS
O Pronto Atendimento/Ambulatório: CAPS III, CAPS AD e CAPS infantil são os pontos de atenção no município de Londrina para o atendimento dos pacientes com transtornos mentais e/ou necessidades decorrentes do uso de álcool/drogas e dos familiares em sofrimento, tendo, ainda, como suporte complementar as UPAs e a rede hospitalar.
Centro de Atenção Psicossocial Álcool e Drogas - CAPS AD
Implantado em 2005, com o objetivo de tratar em regime de não internação pacientes com dependência química. O serviço conta com equipe multiprofissional composta por: médico psiquiatra, clínico geral, enfermeiro, psicólogo, assistente social, terapeuta ocupacional, educador físico, técnicos de enfermagem, técnicos administrativos, instrutores de oficina e serviço gerais.
O CAPS AD faz parte da Rede de Atenção Psicossocial (RAPS), que realiza matriciamento nas UBS, organizando e fortalecendo o serviço prestado. Mantem parceria com os serviços de acolhimento institucional, tanto infantil como adulto, e com a equipe de abordagem do Centro de Referência Especializado para a População em Situação de Rua (CENTRO POP) e outros serviços especializados de proteção social da Secretaria Municipal de Assistência Social: CREAS I, CREAS II, CREAS III e CREAS IV. Participa do trabalho nos territórios, participando de reuniões de rede e sub-rede, com o objetivo orientação sobre manejo com usuários de álcool e outras drogas e encaminhamento dos mesmos ao tratamento.
Endereço: Av. Juscelino Kubitscheck, nº 3.421
Telefone: (43) 3379-0877
Horário de Adendimento: das 7h30 às 18h.
Coordenador: Karine Pinheiro Ferreira.
Centro de Atenção Psicossocial - CAPS III
Implantado em 1996 e é referência para usuários em sofrimento psíquico com oferta de seis leitos para acolhimento noturno e de curta permanência. O serviço que busca substituir o modo asilar e operar com outra conotação teórica e técnica que não a da psiquiatria tradicional. Suas atividades buscam a reabilitação psicossocial, visando promover o exercício da cidadania, maior grau de autonomia possível e interação social. O serviço oferta várias atividades permitindo aos usuários o reinventar da vida em seus aspectos mais cotidianos, uma vez que é principalmente do cotidiano que se encontram privados os sujeitos em sofrimento psíquico.
Endereço: Rua Alba Bertolete Clivati, nº 186 - Alto da Boa Vista
Telefone: (43) 3378-0121
Horário de Atendimento: 24h
Coordenador Caps III (Conviver): Juliana Perez Moreira Baratto.
Coordenador Pronto Atendimento: Fábio Rodrigo da Silva.
Centro de Atenção Psicossocial Infantil - CAPS I
O CAPS infantil representa uma inovadora e criativa forma de cuidar da saúde mental de crianças e adolescentes com foco na compreensão da subjetividade. É referência para tratamento de crianças e adolescentes com sofrimento psíquico ou em uso de substâncias psicoativas, atende em regime de acolhimento diurno possibilitando a permanência da criança ou adolescente durante o dia, presta atendimento em grupo ou individual, realiza atividades lúdicas e terapêuticas e faz atendimentos e visitas domiciliares.
É constituído por equipe multiprofissional: psiquiatra, pediatra, enfermeiro, psicólogo, assistente social, terapeuta ocupacional, educador físico, psicopedagogo, fonoaudiólogo, educador artístico, técnicos administrativos e serviço gerais.
Endereço: Rua Joá, nº 46 - São Cristovão
Telefone: (43) 3379-0130
Horário de Atendimento: das 7h30 às 18h.
Coordenador: Silvana Aparecida Valentim.