Ir direto para menu de acessibilidade.
Você está aqui: Página inicial > Maternidade Municipal de Londrina
Início do conteúdo da página

Maternidade Municipal Lucilla Ballalai

Última atualização em Quarta, 18 de Janeiro de 2023, 17h18 | Acessos: 28752

Logo MMLB

Inaugurada em dezembro de 1992, e integra os serviços de assistência às gestantes, puérperas e recém-nascidos da Secretaria Municipal de Saúde de Londrina. Contamos com uma equipe de profissionais multidisciplinar e qualificada, composta por: médicos e enfermeiras obstetras, pediatras, neonatologistas, anestesistas, assistente social,psicóloga, fonoaudióloga, nutricionista e outros profissionais técnicos, capacitados para oferecer uma assistência humanizada e atendimento integral ao binômio mãe-bebê.

A Maternidade é reconhecida nacionalmente pelo atendimento humanizado na assistência ao parto e nascimento, com destaque ao aleitamento materno. No ano de 2000, recebeu da UNICEF, Organização Mundial da Saúde e Ministério da Saúde o título de Hospital Amigo da Criança. E em 2006, o Ministério da Saúde concedeu o Prêmio Galba de Araújo, pelo respeito à dignidade da mulher e humanização do parto. Em 05 de julho de 2018, recebeu o Diploma de Reconhecimento Público, oferecido pela Câmara Municipal de Londrina, em comemoração aos 25 anos de serviços prestados à sociedade londrinense.

Endereço: Av. Jacob Bartolomeu Minatti, 350 - Centro

Telefone: (43) 3372-9850

Horário de Atendimento: 24 horas

Coordenador Administrativo: Adriana Silvia Carvalho Pires.

Coordenador Médico: Drª Pollyanna Anderson Alves.

Coordenador Enfermagem: Regina Adelaide Adário.

maternidade VP

 

Serviços ofertados

Teste do pezinho: realizado a partir de 48h de vida, detecta doenças congênitas

Teste da orelhinha: detecta distúrbios auditivos 

Teste da linguinha: detecta frênulo lingual

Teste do coraçãozinho: permite identificar possíveis problemas cardíacos para o encaminhamento à Rede de Assistência Especializada integrada à saúde do município de Londrina

Teste do olhinho: pode detectar precocemente algumas das maiores causas de cegueira infantil na faixa etária até 5 anos

Registro de nascimento: realizado antes da alta, gratuitamente, para todos os nascidos na Maternidade

Ambulatório de puérpero: avaliação da mãe e do bebê após 10 dias do parto

Orientação odontológica: durante o período de internação, às mães para prevenir o aparecimento de doenças bucais no bebê e família. Tem enfoque ao aleitamento materno, com intuito de evitar hábitos nocivos e promover o bom desenvolvimento das arcadas dentárias do bebê

Aleitamento materno: acompanhamento do processo de amamentação, com o objetivo de promover, proteger e
apoiar o aleitamento materno e oferecer atendimento para as dificuldades, mesmo após a alta hospitalar

Posto de coleta de leite materno: atendimento durante a internação e após a alta, estimulando a doação de leite humano

Planejamento familiar: proporciona conhecimento sobre métodos contraceptivos às pacientes e seus companheiros, bem como, avaliação para autorização de esterilização cirúrgica, conforme a Lei nº 9.263/1996

Inserção do DIU puerperal: até 48 horas após o parto

Visita de gestantes: para as pacientes em final de gestação, para que possam conhecer e fortalecer o vínculo com o serviço que as atenderá no parto

Visita gestante

Alojamento Conjunto 

 

Alojamento Conjunto é a denominação de um conjunto de medidas facilitadoras ao início da amamentação. Consiste em manter o recém-nascido sadio 24 horas por dia com sua mãe, já a partir do nascimento.

Durante o período de internação, os dois permanecem juntos no mesmo ambiente, o que estimula a mãe a amamentar e ter os cuidados necessários com seu bebê, sob a supervisão da equipe do hospital, que fornece as orientações necessárias. Após o nascimento, a criança é colocada para sugar o mais rápido possível, estabelecendo e incentivando o vínculo mãe-filho com benefícios tanto para a mãe quanto para a criança.

alojamento conjunto visita

 

Vacinação

A Maternidade Municipal, conforme o Programa Nacional de Imunizações do Ministério da Saúde, visa proporcionar a melhor proteção à criança, na idade adequada e o mais precocemente possível.

Para tal, garante ao recém-nascido, ainda no seu primeiro dia de vida, a realização de duas vacina importantes, a BCG, que previne as formas graves de tuberculose, em dose única, e a vacina contra Hepatite B, cuja primeira dose é realizada dentro das primeiras doze horas de vida, devido à segurança e eficácia contra a transmissão desse vírus.

vacinacao

 

Atenção Básica

A Atenção Primária de Saúde, institui um conjunto de iniciativas que envolvem mudanças no processo de cuidado à gravidez, ao parto e ao nascimento; na qualificação técnica das equipes de atenção primária e na melhoria da ambiência dos serviços de saúde com a finalidade de estruturar e organizar a atenção à saúde da criança do município. Diante dos objetivos é importante criar ação programática para Saúde da criança, pois temos que garantir a continuidade do cuidado de acordo ao risco e um atendimento adequado no crescimento e desenvolvimento da criança dentro do contexto da família, ofertando e orientando cuidados para garantir gerações mais saudáveis.

As equipes estão constituídas por clínico geral, enfermeira, auxiliar de enfermagem, Odontólogo, ASB e TSB, agentes comunitários de saúde, técnico administrativo, pediatra e equipe multiprofissional.

Ofertamos em todas as Unidades de Atenção Primária de Saúde: Atendimento e acompanhamento de crescimento e desenvolvimento da criança e adolescentes de 0 à 02 anos, principalmente de 0 à 1 ano, 11 meses e 29 dias com a puericultura, realizado pelo pediatra, clínico geral, Enfermeira, equipe multiprofissional; Imunização; Atendimento ao bebê chiador pelo fisioterapeuta s/n; Programa de leite especial; Atendimento e acompanhamento de crianças e adolescentes de baixo peso ou obesidade (s/n); Atendimento odontológico; Realização da coleta de triagem neonatal (Teste do Pezinho) e encaminhamento especializado quando necessário.

São desenvolvidas ações de promoção em saúde para propiciar um acompanhamento do crescimento e desenvolvimentos das crianças e oferecer qualidade no atendimento das ações que já são desenvolvidas, podemos citar: Orientação sobre a importância do aleitamento materno exclusivo, oferecemos orientação sobre vacinas, prevenção de acidentes, ações de saúde bucal.

Temos programas direcionados às crianças e adolescentes como o PSE – Programa de Saúde na Escola e Crescer Saudável. Temos o Projeto Prefeito mais Amigo das Crianças, programa Saúde Bucal Infanto Juvenil

Toda Equipe da Diretoria da Atenção Primária de Saúde, se coloca à disposição para quaisquer dúvidas.

 
 
registrado em:
Fim do conteúdo da página