Ir direto para menu de acessibilidade.
Você está aqui: Página inicial > Residência em Medicina de Família e Comunidade
Início do conteúdo da página

Residência em Medicina de Família e Comunidade

  • Última atualização em Quarta, 04 de Maio de 2022, 15h11
  • Acessos: 7837

Residencia Saude Familia

Você conhece a especialidade Medicina de Família e Comunidade???

Veja o filme: https://youtu.be/MyDakf_YbmU

O Programa de Residência em Medicina de Família e Comunidade da Autarquia Municipal de Saúde de Londrina iniciou os trâmites de credenciamento junto aos Ministérios da Educação e Cultura (MEC) e da Saúde (MS) em meados 2013. Tendo recebido a visita técnica no final do mesmo ano. O credenciamento provisório para seis vagas de R1 e seis vagas de R2, ocorreu no início de 2014.

O Programa de Residência em Medicina de Família e Comunidade da Autarquia Municipal de Saúde de Londrina precisou de dois anos para se estruturar e, no final de 2015, realizou teste seletivo que classificou quatro médicos que iniciaram a residência no início de 2016.

A cada ano é formada uma nova turma, que se soma aos R2 existentes. Ao todo, já foram formados 12 Médicos de Família e Comunidade, estando em vias de formar mais quatro em 2022.

O objetivo maior do programa é formar Médicos de Família e Comunidade competentes no cuidado integral às pessoas contemplando as dimensões técnicas, éticas e humanísticas no contexto do atendimento aos habitantes de todas as regiões de Londrina. Visando o aperfeiçoamento de competências não clínicas como: método clínico centrado na pessoa; abordagem familiar; abordagem comunitária; habilidades de comunicação; metodologias de ensino (educação em saúde) e gerenciamento de recursos; aprender a utilizar ferramentas tecnológicas para apoio à distância. Bem como, o aperfeiçoamento das seguintes competências clínicas: atender os problemas mais frequentes na prática do atendimento; atender a urgências e emergências mais frequentes; realizar pequenos procedimentos, visitas domiciliares e cuidados paliativos.

O Programa de Residência em Medicina de Família e Comunidade da Autarquia Municipal de Saúde de Londrina deve ser a referência em formação de Médicos de Família e Comunidade na cidade de Londrina, pois apresenta a rede de atenção básica estruturada em 54 Unidades de Saúde, Policlínica (especialidades), SAMU, UPAS, PAI, SAD, Vigilância Sanitária e Epidemiológica.

Cumprimos o que determina a Comissão Nacional de Residência Médica: 80% das atividades são práticas e 20% teóricas.

COREME

 

O Programa de Residência em Medicina de Família e Comunidade da Autarquia Municipal de Saúde de Londrina está organizado em 3 Unidades Saúde da Família (USF). Uma com 3 R1 e 2 R2, outra com 1 R1 e 2 R2 e a USF que iniciou esse ano com 2 R1.

Cinco preceptores Médicos de Família e Comunidade (MFC) recebem os residentes nas USF. E  preceptores não MFC os recebem nos campos de estágio.

Contato: O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.

registrado em:
Fim do conteúdo da página