Ir direto para menu de acessibilidade.
Você está aqui: Página inicial > Dengue
Início do conteúdo da página

Dengue

  • Última atualização em Segunda, 08 de Junho de 2020, 09h46
  • Acessos: 811

Índice de Artigos

A Dengue é uma doença febril aguda causada por um vírus de evolução benigna, na maioria dos casos, e seu principal vetor é o mosquito Aedes aegypti, que se desenvolve em áreas tropicais e subtropicais.

O vírus causador da doença possui 4 sorotipos: DEN-1, DEN-2, DEN-3 e DEN-4. A infecção por um deles dá proteção permanente para o mesmo sorotipo e imunidade parcial e temporária contra os outros três.

Existem 2 formas de dengue: a clássica e a hemorrágica. A dengue clássica apresenta-se geralmente com febre, dor de cabeça, dor no corpo, dor nas articulações e dor por trás dos olhos, podendo afetar crianças e adultos, mas raramente mata. A dengue hemorrágica é a forma mais severa da doença pois, além dos sintomas citados, é possível ocorrer sangramento, ocasionalmente choque e consequências como a morte.


Sobre o mosquito Aedes aegypti

Dengue - Mosquito Aedes aegypti é um mosquito rajado, geralmente escuro, com manchas brancas pelo corpo. Sua característica é a presença de um desenho prateado na parte dorsal do tórax. Ele pica sua vítima durante o dia.

dengue aedes aegypti

A fêmea alimenta-se de sangue e deposita os ovos próximos à superfície da água e nas paredes dos recipientes (vasos, brinquedos, pneus, garrafas, latas, aquários, etc.).

Desova várias vezes durante seu ciclo de vida, como também suga o sangue das pessoas a cada desova. O mosquito voa do local que a desova numa distância de 100 a 200 metros. Mas também pode acompanhas as pessoas em seus deslocamentos, aumentando assim o alastramento da doença.

O mosquito contaminado permanece com o vírus durante a vida. O tempo médio que vive é de 30 a 45 dias, mas os ovos permanecem vivos até 450 dias.


dengue prevencao


Disque-Dengue

Qualquer pessoa pode denunciar a presença de mosquitos e/ou recipientes com água parada em locais públicos ou em imóveis abandonados. Basta ligar para o número abaixo. O serviço funciona de segunda à sexta-feira, das 08h00 às 17h00.

0800-400-1893

Combater a dengue é dever de todos!

thumnailDENGUE

 


    Denuncie a presença de mosquitos e/ou presença de recipientes com água parada

Em locais públicos ou em imóveis abandonados

registrado em:
Fim do conteúdo da página