Ir direto para menu de acessibilidade.
Você está aqui: Página inicial > Centro Integrado de Doenças Infecciosas (CIDI) > Profilaxia Pré-exposição (PrEP)
Início do conteúdo da página

Profilaxia Pré-exposição (PrEP)

Última atualização em Quarta, 06 de Outubro de 2021, 15h13 | Acessos: 6686

A Profilaxia Pré-Exposição de risco à infecção pelo HIV consiste no uso preventivo de medicamentos antirretrovirais antes da exposição sexual ao vírus, para reduzir a probabilidade de infecção pelo HIV. O objetivo da PrEP é previnir a infecção pelo HIV e promover uma vida sexual mais saudável.

Como funciona a PrEP?

A PrEP é uma combinação de dois medicamentos (tenofovir e entricitabina) em um único comprimido, que impede que o HIV se estabeleça e se espalhe pelo corpo. A PrEP não previne outras Infecções Sexualmente Transmissíveis (IST) e, portanto, deve ser combinada com outras formas de prevenção.

Para quem é indicada a PrEP?

Os(as) médicos(as) prescrevem a PrEP para populações em situação de maior vulnerabilidade e que tenham práticas de maior risco para infecção pelo HIV, como:

Quando começar a usar a PrEP?

Se você estiver dentro dos critérios de indicação para PrEP, converse com um profissional de saúde e veja se a PrEP é indicada para você. Você terá que fazer alguns exames e, se eles estiverem normais, poderá usar a PrEP. Na PrEP, a pessoa deve tomar o medicamento todos os dias, fazer exames regulares e buscar a medicação gratuitamente a cada três meses.

O uso do preservativo deve ser abandonado quando se usa a PrEP?

Não. A PrEP pode ser combinada com outros métodos de prevenção já conhecidos, como o preservativo, que protege contra todas as demais IST.  A PrEP não previne a gravidez e não garante 100% de proteção contra o HIV, tal como qualquer outro método.


Em caso de dúvidas entrar em contato

Centro de Testagem e Aconselhamento (CTA)

Endereço: Alameda Manoel Ribas, nº 1 - CEP 86010-140 – Londrina – Paraná

Horário de Atendimento: segunda a sexta das 7h às 17h30.

Telefones: (43) 3378-0146 // (43) 3378-0147

E-mail: O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.

Coordenador: Elizabeth Marie Kumagai Shibayama.

Agendamento CTA 

Fim do conteúdo da página