Ir direto para menu de acessibilidade.
Você está aqui: Página inicial > Centro Integrado de Doenças Infecciosas (CIDI) > Centro de Testagem e Aconselhamento – CTA
Início do conteúdo da página

Centro de Testagem e Aconselhamento – CTA

Última atualização em Quarta, 06 de Outubro de 2021, 15h00 | Acessos: 28273

O CTA de Londrina iniciou suas atividades em Novembro de 1995. O atendimento nesse centro é sigiloso e oferece a quem realiza o teste a possibilidade de ser acompanhado por uma equipe de profissionais de saúde que orientará sobre o resultado final de exame, independente dele ser positivo ou negativo. Quando os resultados são positivos, o CTA é responsável por encaminhar as pessoas para tratamento nos Serviços de Atenção Especializada em Aids- SAE.

A missão do CTA é promover a equidade aos segmentos populacionais em situação de maior vulnerabilidade de acesso ao aconselhamento, ao diagnóstico do HIV, Hepatite B e C e Sífilis, bem como à prevenção dessas e das demais IST, favorecendo, com respeito aos direitos humanos, à voluntariedade e à integralidade da atenção, sem restrições territoriais.

O CTA é um serviço de saúde que realiza ações de diagnósticos e prevenção de infecções sexualmente transmissíveis. Nesse serviço, é possível realizar testes para HIV, Sífilis, Hepatites B e C gratuitamente. Todos os testes são realizados de acordo com a norma definida pelo Ministério da Saúde e com produtos registrados na Agência Nacional de Vigilância Sanitária – ANVISA/MS; e por ela controlados.

Ao procurar um CTA, o usuário desse serviço tem direito a passar por uma sessão de aconselhamento, que pode ser individual ou coletiva. O aconselhamento é uma ação de prevenção que tem como objetivo oferecer apoio emocional ao usuário, fornecer as informações e esclarecer dúvidas sobre IST e HIV/Aids e, principalmente, ajudá-lo a avaliar os riscos que corre e as melhores maneiras que dispõe para prevenir-se.

 

Centro de Referência Dr. Bruno Piancastelli Filho

Endereço: Alameda Manoel Ribas, nº 1 - CEP 86010-140 – Londrina – Paraná

Horário de Atendimento: segunda a sexta das 7h às 13h.

Telefones: (43) 3378-0146 // (43) 3378-0147

Email: O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.

Coordenador: Elizabeth Marie Kumagai Shibayama.

Horário de realização dos Testes Rápidos para HIV, Sífilis, Hepatites B e C, devem seguir as orientações descritas abaixo:

cidi.png

Link: www.londrina.pr.gov.br/agendamentos


Informações relacionadas ao HIV/aids, Infecções Sexualmente Transmissíveis (IST), Sífilis, Hepatites Virais e Tuberculose:

Fim do conteúdo da página