Você está aqui: Página inicial > Centro Integrado de Doenças Infecciosas (CIDI) > Programa Municipal de Controle de IST/HIV/Aids/Hepatites Virais/Tuberculose

Programa Municipal de Controle de IST/HIV/Aids/Hepatites Virais/Tuberculose

Última atualização em Quarta, 06 de Outubro de 2021, 15h11 | Acessos: 1664

O Programa Municipal de Controle de IST/HIV/Aids/Hepatites Virais tem como objetivo controlar as Infecções Sexualmente Transmissíveis (IST), o HIV/Aids e as Hepatites Virais, através de ações setoriais e interinstitucionais de prevenção para os pacientes residentes no município de Londrina, bem como oferecer a assistência às pessoas vivendo com IST/HIV/Aids/Hepatites Virais, residentes nos municípios da área de abrangência da 17ª Regional de Saúde.

O PM-IST/Aids de Londrina foi institucionalizado em Maio de 2007, quando foi incluído no organograma da Autarquia Municipal de Saúde como Programa Municipal de IST/Aids e Tuberculose, que tem como objetivo controlar as IST/HIV/Aids, Tuberculose e Hepatites Virais, em parceria com as Organizações da Sociedade Civil (OSC/Aids).

Tem como finalidade a gestão e o desenvolvimento institucional, bem como coordenar o Centro de Referência Dr. Bruno Piancastelli Filho, onde funcionam o Centro de Testagem e Aconselhamento- CTA e os ambulatórios de referência para as IST(Urologia), HIV/Aids e Tuberculose.

Um dos instrumentos de gestão do Programa é o Plano de Ações e Metas- PAM, elaborado anualmente e em conjunto com a Comissão Municipal de IST/Aids – COMUNIAIDS; aprovado pelo Conselho Municipal de Saúde, pelo Programa Estadual de IST/Aids da SESA/PR e pelo Programa Nacional de IST/Aids do Ministério de Saúde que, através da política de incentivo, repassa mensalmente os recursos financeiros do Fundo Nacional para o Fundo Municipal de Saúde.

Os quatros serviços que atendem às pessoas vivendo com HIV/Aids (PVHA) em Londrina são:

Ambulatório do Centro de Referência Dr. Bruno Piancastelli Filho;
Ambulatório do Hospital de Clínicas/ UEL;
Setor de Moléstias Infecciosas do Hospital Universitário Regional do Norte do Paraná/ UEL.

Centro de Referência Dr. Bruno Piancastelli Filho

Endereço: Alameda Manoel Ribas, nº 1 - CEP 86010-140 – Londrina – Paraná

Horário de Atendimento: segunda a sexta das 7h às 13h.

Telefones: (43) 3378-0145

Coordenador: Elizabeth Marie Kumagai Shibayama.