Ir direto para menu de acessibilidade.
Você está aqui: Página inicial > Centro Integrado de Doenças Infecciosas (CIDI) > Programa Municipal de Controle de IST/HIV/Aids/Hepatites Virais/Tuberculose
Início do conteúdo da página

Programa Municipal de Controle de IST/HIV/Aids/Hepatites Virais/Tuberculose

Última atualização em Sexta, 20 de Março de 2026, 08h46 | Acessos: 3313

O Programa Municipal de Controle de IST/HIV/Aids/Hepatites Virais e Tuberculose tem como objetivo controlar as Infecções Sexualmente Transmissíveis (IST), o HIV/Aids, Hepatites Virais e Tuberculose, através de ações setoriais e interinstitucionais de prevenção para usuários residentes no município de Londrina, bem como oferecer a assistência às pessoas vivendo com IST/HIV/Aids/Hepatites Virais e Tuberculose multirresistente, residentes nos municípios da área de abrangência da 17ª Regional de Saúde.

O PM-IST/Aids de Londrina foi institucionalizado em Maio de 2007, data de iclusão no organograma da Autarquia Municipal de Saúde como Programa Municipal de IST/Aids e Tuberculose. O objetivo e finalidade do Programa é  controlar, gerir e desenvolver institucionalmente as IST/HIV/Aids, Tuberculose e Hepatites Virais, em parceria com as Organizações da Sociedade Civil (OSC/Aids).

Outra atribuição do PM-IST/Aids/Hepatites Virais e Tuberculose é a gerenciar e coordenar o Centro de Referência Dr. Bruno Piancastelli Filho- CRBPF, onde funcionam o Centro de Testagem e Aconselhamento- CTA e os ambulatórios de referência para as IST(Urologia), HIV/Aids,Tuberculose e Transexualizador.

Um dos instrumentos de gestão do Programa é o Plano de Ações e Metas- PAM,  essa ferramenta  é elaborado anualmente  em conjunto com a Comissão Municipal de IST/Aids – COMUNIAIDS; aprovado pelo Conselho Municipal de Saúde, pelo Programa Estadual de IST/Aids da SESA/PR e pelo Programa Nacional de IST/Aids do Ministério de Saúde que,através da política de incentivo, repassa mensalmente os recursos financeiros do Fundo Nacional para o Fundo Municipal de Saúde.

Os serviços de infectologia responsáveis pelo acompahamento das pessoas que vivem com HIV/Aids (PVHA) em Londrina são: Ambulatório do Centro de Referência Dr. Bruno Piancastelli Filho e Ambulatório do Hospital de Clínicas/ UEL. As PVHA  após o início da terapia antirretroviral tornam-se indetectáveis para o HIV, não transmitem mais o vírus e vivem uma vida normal, podendo ser assistidos, por outras condições de saúde, em qualquer serviço público municipal.

Endereço: Alameda Manoel Ribas, nº 1 - CEP 86010-140 – Londrina – Paraná

Horário de Atendimento: segunda a sexta das 7h às 17h.

Telefones: (43) 3324-4829 (coordenação/gerência)

                  (43) 3379-0180  (ambulatório HIV)

Email: O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.

Coordenador: Elizabeth Marie Kumagai Shibayama

Gerência: Michele Patrícia Amadeu

Fim do conteúdo da página