Ir direto para menu de acessibilidade.
Você está aqui: Página inicial > Cartão de Identificação do Autista (TEA) > Serviços Complementares > Centro Integrado de Doenças Infecciosas - CIDI
Início do conteúdo da página

Centro Integrado de Doenças Infecciosas - CIDI

Última atualização em Sexta, 21 de Fevereiro de 2020, 15h07 | Acessos: 18609

Índice de Artigos

Centro de Referência Dr. Bruno Piancastelli Filho

O Centro de Referência Dr. Bruno Piancastelli Filho é um serviço de atenção especializada em HIV/Aids (SAE), composto por serviços que complementam ações de prevenção e assistência à epidemia das Infecções Sexualmente Transmissíveis (IST), HIV/Aids, Hepatites Virais e Tuberculose, tais como:

Coordenação do Programa Municipal de IST/Aids/Hepatites Virais/Tuberculose
Ambulatório de IST/Aids
Ambulatório de Tuberculose
Centro de Testagem e Aconselhamento- CTA

 


Programa Municipal de Controle de IST/HIV/Aids/Hepatites Virais/Tuberculose

 

O Programa Municipal de Controle de IST/HIV/Aids/Hepatites Virais tem como objetivo controlar as Infecções Sexualmente Transmissíveis (IST), o HIV/Aids e as Hepatites Virais, através de ações setoriais e interinstitucionais de prevenção para os pacientes residentes no município de Londrina, bem como oferecer a assistência às pessoas vivendo com IST/HIV/Aids/Hepatites Virais, residentes nos municípios da área de abrangência da 17ª Regional de Saúde.

O PM-IST/Aids de Londrina foi institucionalizado em Maio de 2007, quando foi incluído no organograma da Autarquia Municipal de Saúde como Programa Municipal de IST/Aids e Tuberculose, que tem como objetivo controlar as IST/HIV/Aids, Tuberculose e Hepatites Virais, em parceria com as Organizações da Sociedade Civil (OSC/Aids).

Tem como finalidade a gestão e o desenvolvimento institucional, bem como coordenar o Centro de Referência Dr. Bruno Piancastelli Filho, onde funcionam o Centro de Testagem e Aconselhamento- CTA e os ambulatórios de referência para as IST(Urologia), HIV/Aids e Tuberculose.

Um dos instrumentos de gestão do Programa é o Plano de Ações e Metas- PAM, elaborado anualmente e em conjunto com a Comissão Municipal de IST/Aids – COMUNIAIDS; aprovado pelo Conselho Municipal de Saúde, pelo Programa Estadual de IST/Aids da SESA/PR e pelo Programa Nacional de IST/Aids do Ministério de Saúde que, através da política de incentivo, repassa mensalmente os recursos financeiros do Fundo Nacional para o Fundo Municipal de Saúde.

Os quatros serviços que atendem às pessoas vivendo com HIV/Aids (PVHA) em Londrina são:

Ambulatório do Centro de Referência Dr. Bruno Piancastelli Filho;
Ambulatório do Hospital de Clínicas/ UEL;
Setor de Moléstias Infecciosas do Hospital Universitário Regional do Norte do Paraná/ UEL.

Localização

Centro de Referência Dr. Nruno Piancastelli Filho

Alameda Manoel Ribas nº01

CEP 86010-140 – Londrina - Paraná

Horário de Atendimento: segunda a sexta, das 7h00 às 17h00.

Telefones: (43) 3378-0145

Email: O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.

 


Ambulatório de IST/HIV/Aids

 

O serviço ambulatorial em HIV/Aids é um serviço de saúde que realiza ações de assistência, prevenção e tratamento às pessoas vivendo com HIV/Aids e IST.

O objetivo desse serviço é prestar um atendimento integral e de qualidade aos usuários, por meio de uma equipe multiprofissional composta por infectologistas, urologista, enfermeiras, técnicas de enfermagem, farmacêuticos, psicóloga, assistentes sociais, dentista e técnica de higiene dental.

Algumas de suas atividades principais são:

Cuidados de enfermagem;
Orientação e apoio psicológico;
Atendimentos em infectologia, urologia, psicologia, assistente social, odontologia, técnica higiene bucal;
Controle e distribuição de antirretrovirais;
Orientações farmacêuticas;
Realização de exames de monitoramento;
Distribuição de insumos de prevenção;
Atividades educativas para adesão ao tratamento e para prevenção e controle de DST e Aids;
Assistência ambulatorial e portadores de HIV/Aids;
Assistência odontológica a portadores de HIV/Aids.
Localização

Centro de Referência Dr. Bruno Piancastelli Filho

Alameda Manoel Ribas nº 01

CEP 86010-140 – Londrina – Paraná

Horário de Atendimento: segunda a sexta, das 7h00 às 17h00.

Telefones: 3379-0176/ 3379-0180

 


Centro de Testagem e Aconselhamento – CTA

 

O CTA de Londrina iniciou suas atividades em Novembro de 1995. O atendimento nesse centro é sigiloso e oferece a quem realiza o teste a possibilidade de ser acompanhado por uma equipe de profissionais de saúde que orientará sobre o resultado final de exame, independente dele ser positivo ou negativo. Quando os resultados são positivos, o CTA é responsável por encaminhar as pessoas para tratamento nos Serviços de Atenção Especializada em Aids- SAE.

A missão do CTA é promover a equidade aos segmentos populacionais em situação de maior vulnerabilidade de acesso ao aconselhamento, ao diagnóstico do HIV, Hepatite B e C e Sífilis, bem como à prevenção dessas e das demais IST, favorecendo, com respeito aos direitos humanos, à voluntariedade e à integralidade da atenção, sem restrições territoriais.

O CTA é um serviço de saúde que realiza ações de diagnósticos e prevenção de infecções sexualmente transmissíveis. Nesse serviço, é possível realizar testes para HIV, Sífilis, Hepatites B e C gratuitamente. Todos os testes são realizados de acordo com a norma definida pelo Ministério da Saúde e com produtos registrados na Agência Nacional de Vigilância Sanitária – ANVISA/MS; e por ela controlados.

Ao procurar um CTA, o usuário desse serviço tem direito a passar por uma sessão de aconselhamento, que pode ser individual ou coletiva. O aconselhamento é uma ação de prevenção que tem como objetivo oferecer apoio emocional ao usuário, fornecer as informações e esclarecer dúvidas sobre IST e HIV/Aids e, principalmente, ajudá-lo a avaliar os riscos que corre e as melhores maneiras que dispõe para prevenir-se.

Localização

Centro de Referência Dr. Bruno Piancastelli Filho

Alameda Manoel Ribas nº 01

CEP 86010-140 – Londrina – Paraná

Horário de Atendimento: segunda a sexta das 7h00 às 13h00

Horário de realização dos Testes Rápidos para HIV, Sífilis, Hepatites B e C de segunda a quinta as 08hs ou as 10hs.

Telefones: 3378-0146 / 3378-0147

Email: O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.

 


Ambulatório de Tuberculose

 

São atendidos neste serviço os pacientes com Tuberculose, infectados com HIV/Aids, Tuberculose Extrapulmonar e Multiresistentes. Estes pacientes são de abrangência de toda a 17ª Regional de Saúde e da rede Municipal de Saúde. Como o procedimento de diagnóstico e tratamento da Tuberculose está descentralizado, o Programa é referência para as dúvidas quanto ao tratamento e controle de casos diagnosticados.

A Tuberculose ainda é um sério problema de saúde pública reconhecida pelo governo brasileiro. Portanto, em razão de propósitos de suas políticas públicas, assumiu compromissos em seus cidadãos e com a comunidade internacional de controlar sua evolução, procurando reduzir sua prevalência da população.

O Programa Nacional de Controle da Tuberculose – PNCT está integrado na rede de serviços de saúde. É desenvolvido por intermédio de um programa unificado, executado em conjunto pelas esferas federal, estadual e municipal. Está subordinado a uma política de programação de suas ações com padrões técnicos e assistenciais bem definidos, garantindo desde a distribuição gratuita de medicamentos e outros insumos necessários até ações preventivas e de controle do agravo. Isto permite o acesso universal da população às suas ações. Este ambulatório é referência para os pacientes infectados com Aids e Tuberculose, com Tuberculose Extrapulmonar e com Tuberculose Multiresistente.

Localização:

Centro de Referência Dr. Bruno Piancastelli Filho

Alameda Manoel Ribas nº 01

CEP 86010-140 – Londrina – Paraná

Horário de Atendimento: Segunda a Sexta das 07h00 às 13h00.

Telefones: 3379-0179

Email: O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.

registrado em:
Fim do conteúdo da página