Prefeitura oferece canal telefônico para apoio psicológico aos servidores
Serviço, oferecido no 0800-400-1234, busca promover a saúde mental através de contato com profissionais especializados
Através deste canal, os psicólogos fazem, durante o atendimento telefônico, uma escuta acolhedora aos servidores que, mesmo com a paralisação de vários setores da sociedade, continuam atuando durante a pandemia. E, muitos, por trabalharem em serviços essenciais, têm alto risco de contágio pelo COVID-19, o que por si só pode causar um desgaste psicológico.
De acordo com a diretora de Atenção Primária em Saúde da SMS, Valéria Cristina Barbosa, mesmo tomando todos os cuidados preventivos e de proteção, há uma apreensão por parte dos servidores com relação a essa nova doença. “Isso acontece pelo risco de contaminação, e a preocupação em não levar o vírus para seus familiares. Além disso, o isolamento social também pode causar sofrimento mental, pois, além de modificar a rotina, impede os encontros mais próximos com seus familiares e outras pessoas queridas”, frisou.
Para acolher a demanda dos servidores municipais, o canal de atendimento para apoio psicológico está disponível pelo número 0800-400-1234, opção 1. O horário de funcionamento é de segunda a sexta-feira, das 7 às 19 horas, e o servidor deverá informar sua matrícula funcional, para identificação.
Para a diretora de Atenção Primária em Saúde da SMS, ter a oportunidade de expor a um profissional de Psicologia as fragilidades que surgiram por conta da pandemia, é uma forma importante de obter alternativas para lidar com a nova situação. “A readequação à nova realidade para algumas pessoas é simples, mas para a grande maioria exige um esforço e descoberta, através de novos meios, para continuar fazendo suas atividades imprescindíveis, o que pode acarretar em algumas pessoas um intenso sofrimento mental. A partilha desta condição com profissionais especializados permite que eles ajudem os servidores a descobrirem novos instrumentos, que lhes permitam lidar melhor com a situação”, concluiu.
Para a imprensa: outras informações podem ser obtidas com a diretora de Atenção Primária em Saúde da SMS, Valéria Cristina Barbosa, pelo 3372-9829.