Ir direto para menu de acessibilidade.
Você está aqui: Página inicial > Últimas notícias > Saúde realiza cadastramento de toda a população no e-SUS
Início do conteúdo da página

Saúde realiza cadastramento de toda a população no e-SUS

  • Última atualização em Terça, 14 de Abril de 2020, 15h58
  • Acessos: 645

Cadastro é importante para a implantação do prontuário eletrônico do SUS e está sendo feito no telefone 0800-400-1234

 
cadastramento e sus divulgação
 

A Secretaria Municipal de Saúde (SMS) de Londrina está realizando o cadastramento de toda a população londrinense no Sistema Nacional Vigente e-SUS, independentemente de ser ou não usuário do Sistema Único de Saúde (SUS). O cadastro pode ser feito pelo telefone 0800-400-1234 (opção número 3) de segunda a sexta-feira, das 7 às 19 horas. É necessário ter em mãos o CPF e o Cartão Nacional do SUS (se tiver).

O cadastramento é importante para a base de dados da população, segundo região e moradia; para a implantação do prontuário eletrônico do SUS, que irá facilitar o atendimento do usuário na rede de saúde; para que as estratégias de saúde sejam aprimoradas; e para que o município receba recursos adequados para a Saúde.

A assessora técnica da SMS, Daniela Gomes, contou que antes o cadastro era feito presencialmente, nas residências das pessoas, por meio dos agentes comunitários de saúde, contudo, devido à pandemia do novo coronavírus, passou a ser por telefone, para evitar contato social. “Ao fazer o cadastro, o usuário preenche duas fichas do Ministério da Saúde: o cadastro domiciliar e territorial, que traz condicionalidades sobre a moradia da pessoa; e o cadastro individual, correspondente ao número de moradores da residência, que traz diversas informações sobre os indivíduos”, mencionou.

Sobre o sistema – O e-SUS Atenção Primária é uma estratégia do Departamento de Saúde da Família para reestruturar as informações da Atenção Primária em nível nacional. Esta ação está alinhada com a proposta mais geral de reestruturação dos Sistemas de Informação em Saúde do Ministério da Saúde, entendendo que a qualificação da gestão da informação é fundamental para ampliar a qualidade no atendimento à população. A estratégia e-SUS APS, faz referência ao processo de informatização qualificada do SUS em busca de um SUS eletrônico.

Para a imprensa: outras informações podem ser obtidas com a assessora técnica da SMS, Daniela Gomes, no 3372-9829.

registrado em:
Fim do conteúdo da página