Você está aqui: Página inicial > Últimas notícias > Chefe Newton e José Giordano recebem mutirão contra a dengue

Chefe Newton e José Giordano recebem mutirão contra a dengue

• Última atualização em Terça, 07 de Abril de 2020, 09h18

A ação já ocorreu nas ruas dos bairros São Jorge e Novo Horizonte, onde foram recolhidos 103 caminhões de entulho

mutirao dengue foto cmtu 3

Dando continuidade aos trabalhos de combate à dengue no município, a Companhia Municipal de Trânsito e Urbanização (CMTU) e os servidores de diversas Secretarias Municipais de Londrina retiraram 103 caminhões de entulho, durante a realização do “Bota Fora Unidos Contra a Dengue”, que aconteceu nos últimos dias. A ação percorreu as ruas dos bairros São Jorge e do Novo Horizonte, ambos na zona norte, e recolheu diversos produtos que podiam acumular água parada. A partir de hoje (6) os trabalhos já iniciam no Jardim José Giordano e no Conjunto Chefe Newton.

O objetivo do “Bota Fora” é acabar com os locais que são possíveis criadouros do mosquito Aedes aegypti, o transmissor de várias doenças, entre elas a dengue. Durante a semana passada, nos bairros Vista Bela, Padovani, Maria Celina, Santo André e Ana Terra foi possível recolher 427 caminhões de entulhos e materiais que as pessoas não usavam mais. Entre eles havia garrafas de vidro e de plástico, pneus, baldes, sofás velhos, pedaços de madeira, resíduos de construção civil, eletrodomésticos estragados, peças de sanitários, entre outros.

A iniciativa da Prefeitura de Londrina é importante, pois, segundo os dados do primeiro Levantamento Rápido de Índices para Aedes aegypti (LIRAa) de 2020, 88% dos focos de larvas do mosquito estão dentro de residências dos londrinenses. Com isso, a cidade alcançou o índice de 7,7% de infestação, ou seja, de cada 100 imóveis visitados, quase 8 deles está com focos da dengue. Isso coloca Londrina em situação de risco de epidemia, de acordo com o Ministério da Saúde.

Para ajudar nos trabalhos de retirada dos materiais, a CMTU orienta os moradores a deixarem todos os produtos a serem descartados nas calçadas em frente às residências. Assim, os profissionais passarão recolhendo tudo com a ajuda de pás carregadeiras e caminhões caçamba.

O mutirão “Bota Fora Unidos Contra a Dengue” é realizado pela CMTU em parceria com as secretarias municipais do Ambiente (SEMA), Obras e Pavimentação (SMOP), Planejamento, Orçamento e Tecnologia, e de Saúde (SMS), além de contar com a ajuda da Administração dos Cemitérios e Serviços Funerários de Londrina (ACESF), Companhia de Habitação (COHAB) e da Fundação de Esportes de Londrina (FEL).

Para a Imprensa: outras informações podem ser obtidas com a assessoria de comunicação da CMTU, pelo 3379-7905.