Você está aqui: Página inicial > Últimas notícias > Londrina vacina contra a gripe 80% dos idosos até o momento

Londrina vacina contra a gripe 80% dos idosos até o momento

• Última atualização em Segunda, 06 de Abril de 2020, 14h55

Município aguarda um novo envio de lotes da vacina, pelo Ministério da Saúde, para realizar nova ação de vacinação

vacina sabado foto gustavo tacaki 1

Com a ação de vacinação contra a gripe que aconteceu no último sábado (4), nas Unidades Básicas de Saúde (UBSs) de Londrina, a Secretaria Municipal de Saúde imunizou, até agora, 52 mil idosos de um total de 65 mil, o que representa uma cobertura vacinal de 80%. A Campanha de Vacinação contra Influenza iniciou ino dia 23 de março e foi antecipada pelo Ministério da Saúde (MS) devido à pandemia do novo coronavírus, tendo como público-alvo da primeira etapa os idosos e os profissionais da saúde.

O secretario municipal de Saúde, Felippe Machado, disse que o Município vai aguardar o envio de novos lotes da vacina pelo MS para conclusão da vacinação dos idosos, que tem como data limite o dia 14 deste mês. “Os idosos que não conseguiram se vacinar até agora podem ficar tranquilos, pois novas ações serão realizadas para vacinarmos 100% das pessoas com 60 anos ou mais de nossa cidade”, afirmou.

Em Londrina, desde quando a campanha iniciou, os idosos com 60 a 79 anos foram imunizados em duas ações que aconteceram aos sábados, nas UBSs, com horário agendado para evitar aglomerações, e em drive-thru, sem sair do carro, no estacionamento de uma igreja central. Aqueles com 80 anos ou mais estão sendo imunizados em suas residências, sem precisar agendar.

Os profissionais de saúde estão sendo vacinados em seus locais de trabalho. Ao todo, 10.093 trabalhadores receberam a dose, de um total de 16.487, ou seja, aproximadamente 60% de cobertura deste público até o momento.

A Vacina Influenza Trivalente não protege contra o coronavírus, contudo é uma maneira de proteger contra doenças respiratórias, que podem favorecer o aparecimento de outras infecções. Ela garante a proteção contra os três subtipos do vírus da gripe que mais circularam no Hemisfério Sul, incluindo o H1N1.

Para a imprensa: outras informações podem ser obtidas com o secretário municipal de Saúde, Felippe Machado, no 3372-9434.