Você está aqui: Página inicial > Últimas notícias > Bota Fora Unidos Contra a Dengue chega ao São Jorge e Novo Horizonte

Bota Fora Unidos Contra a Dengue chega ao São Jorge e Novo Horizonte

• Última atualização em Sexta, 03 de Abril de 2020, 09h16

Toneladas de materiais são retiradas a cada edição do mutirão; nos últimos dias foram recolhidos quase 280 caminhões de entulhos

Mutirao ED Arquivo 1

As ações de enfrentamento à dengue continuam a todo vapor em Londrina, com esforços para reduzir o nível de proliferação do mosquito Aedes aegypti. A partir desta sexta-feira (3), às 8h30, os bairros São Jorge e Novo Horizonte, na região norte, começam a ser atendidos em uma edição do mutirão Bota Fora Unidos Contra a Dengue. Por meio da iniciativa, conduzida pela Companhia Municipal de Trânsito e Urbanização (CMTU), é feita uma força-tarefa para a retirada de resíduos, materiais inservíveis, objetos e utensílios diversos, estimulando o descarte correto junto à população e promovendo uma ampla limpeza nos bairros de Londrina.

Mutirao ED Arquivo 2

Os trabalhos, nestes dois bairros, continuam no sábado (4), a partir do mesmo horário, e se estendem durante a próxima semana. Em uma mesma edição, os recolhimentos só terminam até que toda a região programada seja totalmente contemplada. A ideia principal é eliminar pontos de água parada e reduzir ao máximo os possíveis criadouros do mosquito Aedes aegypti, uma vez que, quase 100% dos focos de dengue em Londrina hoje se concentram nas próprias residências, terrenos baldios ou pontos de despejo de lixo.

As intervenções são feitas mesmo no período de isolamento social necessário pela pandemia do Coronavírus. Com mais pessoas dentro de casa, e por mais tempo, a proposta é que haja conscientização e os quintais possam ser limpos com maior cuidado, a fim de diminuir a propagação da dengue no mesmo período em que o Covid-19 circula na cidade.

Mutirao ED Arquivo 3Cerca de 25 caminhões têm trabalhado, por dia, nas atividades do Bota Fora, atuando no recolhimento de toneladas de materiais como móveis sem uso, entulhos, restos de materiais de construção, eletrodomésticos, louças sanitárias, entre tantos outros. Quase 280 caminhões de entulho foram retirados desde a semana passada, em cinco bairros da região norte, sendo 85 caminhões apenas ontem (1). Estão sendo concluídos, neste momento, os jardins Padovani, Vista Bela, Maria Celina, Santo André e Ana Terra. Nestas localidades, as atividades estão sendo finalizadas ainda nesta semana, com as últimas intervenções de limpeza em fundos de vale e áreas de entorno.

Com o desenvolvimento do mutirão, os moradores são auxiliados a colaborar realizando a limpeza adequada de seus quintais. Além da dengue, o vetor Aedes aegypti também pode transmitir o zika vírus, a febre chikungunya e a febre amarela. Antes do início de cada edição, a CMTU faz divulgação dos trabalhos percorrendo com carro de som, durante todo o dia, as áreas que receberão os caminhões. Assim, todos conseguem ter tempo para se programar e deixar os materiais descartados em frente às residências, para que sejam retirados dentro do horário indicado.

O Bota Fora Unidos Contra a Dengue também conta com suporte das secretarias municipais do Ambiente (SEMA), Obras, Saúde, Planejamento, Orçamento e Tecnologia, ACESF, COHAB e Fundação de Esportes de Londrina (FEL).