Ir direto para menu de acessibilidade.
Você está aqui: Página inicial > Últimas notícias > Vacinação contra a gripe imuniza mais de 35 mil idosos em uma semana
Início do conteúdo da página

Vacinação contra a gripe imuniza mais de 35 mil idosos em uma semana

  • Última atualização em Segunda, 30 de Março de 2020, 14h13
  • Acessos: 479

Município vai organizar uma segunda etapa, conforme receber o segundo lote de vacinas do Ministério da Saúde, para os que ainda não foram imunizados

 
vacina gripe drive thru foto gustavo tacaki 1
 
A Campanha de Vacinação contra a Gripe, que iniciou na última segunda-feira (23), imunizou 35.540 idosos em Londrina, em uma semana, ou seja, 59% do público-alvo, que totaliza 60 mil pessoas com 60 anos ou mais. Somente no último sábado (28), 19 mil idosos, com idade entre 60 e 79 anos, receberam a dose nas Unidades Básicas de Saúde (UBSs), com horário marcado, e outros 8.500 em sistema de drive-thru, sem sair do carro, em uma ação que aconteceu no estacionamento da Igreja Presbiteriana Central.
 

vacina gripe drive thru foto gustavo tacaki 8

Além disso, durante a semana, outros 8.040 idosos, com 80 anos ou mais, foram imunizados em suas residências, além de 3.364 profissionais da saúde. Segundo o secretário municipal de Saúde, Felippe Machado, a campanha de vacinação realizada no sábado, tanto nas UBSs quanto no drive-thru, foi um sucesso. “Nas unidades foi feito agendamento prévio, evitando filas e aglomerações, o que proporcionou uma qualidade muito satisfatória para o processo de trabalho. No drive-thru, fizemos algo inovador, sem sequer sair dos carros. Neste caso, conseguimos vacinar todos os idosos que procuraram a vacinação. Encerramos a atividade às 19h10, sem nenhum carro nas filas”, afirmou.

O secretário contou que, agora, o município vai aguardar o envio do segundo lote de vacinas, pelo Ministério da Saúde, que deve ocorrer entre esta terça (31) e quarta-feira (1), para, na sequência, fazer a analise de quantas vacinas foram disponibilizadas e abrir novamente as modalidades de agendamento. “A orientação para a população, neste momento, é que ela não vá às UBSs para se vacinar, também não precisa ligar, pois assim que estivermos com as vacinas em mãos, iremos divulgar como vai proceder a segunda etapa”, afirmou.

vacina gripe drive thru foto gustavo tacaki 10A diretora de Vigilância em Saúde, Sônia Fernandes, ressaltou que, mesmo não protegendo contra o coronavírus, a vacinação é importante porque ela previne que as pessoas peguem gripe. “Sabemos que a gripe sempre foi causadora de doenças e que ela abre a possibilidade para algumas infecções secundárias, por isso ela é extremamente importante, principalmente para a população idosa. Esta vacinação objetiva evitar as gripes usuais”, disse.

A Campanha de Vacinação contra a Gripe, que normalmente acontece em abril, foi antecipada pelo Ministério da Saúde devido à pandemia de coronavírus. Esta primeira etapa é voltada para os idosos e profissionais da saúde. A Vacina Influenza Trivalente protege contra os três subtipos do vírus da gripe que mais circularam no Hemisfério Sul, incluindo o H1N1.

 

Segurança no drive-thru- A Guarda Municipal (GM) de Londrina participou da ação no sábado (28), na Igreja Presbiteriana, fazendo a segurança do entorno. Foram posicionadas oito equipes nos principais entroncamentos de acesso ao local de vacinação para, em conjunto com a Companhia Municipal de Trânsito e Urbanização (CMTU), orientar o fluxo do trânsito.

GM bloqueio vacinação Foto Divulgação GMDe acordo como inspetor Eliel Costa, a presença da GM colaborou para a segurança do evento. “Os guardas atuaram na orientação do trânsito das 8 às 19 horas, gerenciando os desentendimentos por causa da ordem da fila, orientando os cidadãos e desobstruindo as vias. Portanto, o cuidado principal da GM foi com a segurança do cidadão londrinense, haja vista que a grande maioria era composta por idosos. A proximidade com o cidadão londrinense foi a grande marca desse trabalho, salvaguardando seu direito de acesso à saúde com segurança”, informou.

Para a imprensa: outras informações podem ser obtidas com o secretário municipal de Saúde, Felippe Machado, no 3372-9434; ou com a diretora de Vigilância em Saúde, Sônia Fernandes, pelo 3372-9479.

Texto: Dayane Albuquerque e Bruno Amaral

registrado em:
Fim do conteúdo da página