Você está aqui: Página inicial > Últimas notícias > Saúde promove exposições e palestras educativas sobre a dengue

Saúde promove exposições e palestras educativas sobre a dengue

• Última atualização em Quarta, 11 de Março de 2020, 10h22

Atividades serão realizadas por agentes do setor de Mobilização Social em colégio, CMEI e na UEL

Foto: Vivian Honorato / Arquivo

A Secretaria Municipal de Saúde (SMS) programou novas atividades educativas sobre a dengue para esta semana. Agentes de Endemias do setor de Mobilização Social vão realizar palestras e exposições explicando sobre os perigos da dengue, como prevenir a doença e combater o Aedes aegypti, mosquito transmissor da dengue e outras doenças, como o zika vírus e a febre amarela silvestre.

Na terça-feira (3), cerca de 500 alunos do Colégio Estadual Professor Newton Guimarães vão receber a palestra “Aspectos gerais da dengue em Londrina”, com a mobilizadora Elaine de Jesus. O colégio estadual fica localizado na Rua Guarujá, 228, no Jardim Flórida.

Os encontros serão pela manhã, às 9 horas, e à tarde, às 14 horas, e incluem também entrega de panfletos explicativos. “Nessa palestra, vamos abordar assuntos como os objetos e locais onde mais são encontrados focos do mosquito transmissor, e que ficam dentro dos imóveis, como os vasos de flores e baldes com água.  Também vou citar o alto número de casos na nossa cidade, quais os cuidados preventivos individuais, principalmente o repelente, além de aspectos da doença e do ciclo de vida do Aedes”, detalhou Elaine.

No mesmo dia, as mobilizadoras Fabiane de Jesus e Harriete Monterio irão até o Centro Municipal de Educação Infantil (CMEI) Irmã Maria Nívea, localizado no Vista Bela, com exposições e maquetes sobre a dengue e o Aedes. Os alunos verão de perto um larvário, a maquete com um quintal que possui criadouros do mosquito e outro quintal limpo, faixas, banner, entre outros materiais.

A exposição no CMEI estará disponível das 9 às 17 horas, e a expectativa é atingir cerca de 300 alunos e professores. A unidade fica na Rua Anibal Balaroti, 110.

E na quarta-feira (4), as mobilizadoras Marta Silveira, Rose Basseti e Rose Ramos estarão na Clínica Odontológica Universitária (COU), da Universidade Estadual de Londrina (UEL). Calouros do curso de Odontologia vão receber orientações sobre a dengue e o mosquito transmissor, e terão a oportunidade de conferir exposições com o ciclo de vida do Aedes e larvário. Haverá ainda entrega de panfletos e divulgação com banners e cartazes. O trabalho será desenvolvido a partir das 8h30, e o COU fica no Campus da UEL.

Para a imprensa: outras informações podem ser obtidas com o setor de Mobilização Social da SMS, pelo telefone 3372-9427.