Você está aqui: Página inicial > Últimas notícias > Saúde promove ações educativas sobre a dengue em Londrina

Saúde promove ações educativas sobre a dengue em Londrina

• Última atualização em Quarta, 11 de Março de 2020, 10h18

Atividades têm o objetivo de orientar a comunidade sobre como prevenir a doença e combater o mosquito Aedes aegypti

Foto: Vivian Honorato / Arquivo

A Secretaria Municipal de Saúde promove novas ações para conscientizar a população a respeito da dengue, doença grave que já possui mais de mil casos confirmados na cidade. Após o recesso de Carnaval, na quarta-feira (26), agentes do setor de Mobilização Social farão atividades na região leste, área com alto índice de infestação do Aedes aegypti e muitas notificações de dengue.

Na quarta-feira (26), a agente de Endemias e mobilizadora Fabiane de Jesus estará com uma exposição educativa na Unidade Básica de Saúde (UBS) Padovani/Vista Bela, das 7h30 às 14 horas. Maquetes exemplificando quintais com e sem possíveis criadouros do Aedes, larvário, faixa, banner e cartazes serão utilizados para explicar aos usuários da UBS como é o ciclo de vida do Aedes, como ele se reproduz e o que deve ser feito para combatê-lo.

Para atrair a atenção das crianças, a agente levará também um Aedes aegypti de brinquedo, e elas também vão receber orientações a respeito do vetor. A atividade abrange também palestras curtas, na sala de espera da UBS, para repassar aos moradores da região quais os sintomas da dengue, os riscos que ela traz e meios de prevenção, como o uso de telas nos imóveis e repelente corporal.

A ação educativa retorna na UBS Padovani/Vista Bela na sexta-feira (28), das 8 às 12 horas. A unidade está situada na Rua André Buck, 585, com aproximadamente 20 mil moradores em sua área de abrangência.

Fantoche – Alunos com idade de 5 a 10 anos, da Escola Municipal Hikoma Udihara, vão receber uma equipe de mobilizadoras sociais da Saúde, na próxima quinta-feira (27). As agentes farão um teatro de fantoches, que conta a história de uma menina chamada Flor. A protagonista esqueceu de limpar o seu quintal, e vários lixos e rejeitos foram utilizados pelo Aedes para depositar seus ovos. Assim que percebe seu erro, Flor pede a ajuda dos estudantes para recolher o material espalhado e, dessa forma, impedir a proliferação do mosquito transmissor da dengue.

A ação terá ainda uma exposição de maquete sobre a dengue e o Aedes. A Escola Municipal Hikoma Udihara fica na Rua Orlando Silva, 762, na Vila Isabel, zona leste. Devem participar das ações quase 500 alunos, e as atividades serão realizadas pela manhã e tarde, das 8 às 16 horas.

Para a imprensa: outras informações podem ser obtidas no setor de Mobilização Social da Secretaria Municipal de Saúde, pelo 3372-9427