Você está aqui: Página inicial > Últimas notícias > Saúde chama a população para atualização de cadastro dos usuários do SUS

Saúde chama a população para atualização de cadastro dos usuários do SUS

• Última atualização em Terça, 10 de Março de 2020, 13h57

Agentes Comunitários das Unidades Básicas de Saúde (UBSs) atenderão no sábado (15) para atualizar informações ou fazer novos cadastros

Foto: Ministério da Saúde

Em atendimento à convocação feita pelo Ministério da Saúde, a Prefeitura de Londrina, por meio da Secretaria Municipal de Saúde (SMS), está realizando a atualização dos cadastros dos usuários do SUS. A meta é que o trabalho atinja um mínimo de 70% dentre a população estimada de 296 mil usuários residentes em Londrina. E neste sábado (15), das 8 às 14 horas, os Agentes Comunitários de Saúde (ACSs) estarão atendendo nas Unidades Básicas de Saúde (UBSs) para receber a população e atualizar as informações.

O atendimento será oferecido em todas as UBSs da área urbana. Basta apresentar o número do CPF, informar o endereço atualizado ou comprovante de residência recente, e o Cartão SUS, caso tenha.  Em algumas localidades, como Chefe Newton, Cafezal e Vila Brasil, os agentes farão o levantamento em campo, indo até as residências dos usuários, especialmente nos imóveis que ficam fechados durante a semana. Eles estarão uniformizados e portando crachá para identificação.

De acordo com a coordenadora do Programa Saúde da Família (PSF) da SMS, Vânia Cristina da Silva Alcântara, as UBSs utilizam dois sistemas para registrar as informações dos pacientes. Um é o SAUDEWEB, da esfera municipal, e o outro é o E-SUS, do governo federal. “Essa iniciativa tem o objetivo de atualizar o banco de dados do E-SUS, inserindo novos cadastros ou atualizando os existentes. Por meio do recadastramento, vamos obter indicadores mais precisos, como o número de pacientes atendidos na rede municipal, condições de saúde, perfil socioeconômico, entre outras informações”, detalhou.

A coordenadora informou também que, com um número atualizado de usuários da rede municipal de saúde, será reajustado o montante de recursos destinados pelo Ministério da Saúde ao Município. “O repasse de investimentos para a Atenção Básica tem como base o E-SUS, porque os valores são definidos mediante o número de usuários. Então esse recadastramento vai evitar um déficit de recursos para o município, e poderá até impactar em ampliação dos serviços de saúde que oferecemos”, citou.

Como as localidades rurais têm as informações mais atualizadas, as UBSs dos distritos não abrirão no sábado (15).

Para a imprensa: outras informações podem ser obtidas com o secretário municipal de Saúde, Felippe Machado, pelo telefone 3372-9434.