Você está aqui: Página inicial > Últimas notícias > Prefeitura contrata 179 profissionais de Saúde para o combate à dengue

Prefeitura contrata 179 profissionais de Saúde para o combate à dengue

• Última atualização em Terça, 10 de Março de 2020, 13h52

Município também está ampliando o atendimento de algumas unidades de saúde, para atender exclusivamente os casos de dengue

Foto: Vivian Honorato

A prefeitura de Londrina fará a contratação de profissionais de saúde, de forma excepcional e temporária, visando a contenção ao risco iminente de surto epidêmico de dengue no município. O anúncio foi feito no gabinete do prefeito Marcelo Belinati, na manhã desta sexta-feira (14), em coletiva de imprensa.

“A cidade tem um número muito grande de pessoas com suspeita de dengue, que estão sendo atendidas nas unidades de pronto atendimento e intermediárias. Nós já reforçamos as nossas equipes, inclusive nas UPAS, em alguns períodos, colocamos 10 médicos de plantão. Agora, vamos contratar mais profissionais, para conseguirmos dar o atendimento adequado para nossa população, neste período delicado em que o país todo vive em relação à dengue”, destacou o prefeito.

Será realizado um Processo Seletivo para a contratação de 75 Agentes de Endemias, 50 Auxiliares de Enfermagem, quatro Técnicos de Análises Clínicas/Patologia e oito Enfermeiros. A contratação terá a duração de três meses, podendo ser prorrogada por igual período, e o Processo de Seleção será realizado pela Secretaria Municipal de Recursos Humanos em parceria com a Secretaria de Saúde. O investimento da prefeitura, com as novas contratações, será de R$ 832 mil por mês, e os novos profissionais devem estar atuando no início de março.

O secretário municipal de Saúde, Felippe Machado, enfatizou que a prefeitura está fazendo a ampliação da capacidade de atendimento dos serviços de saúde, haja vista que os números têm mostrado que há uma procura grande diária em relação aos casos suspeitos de dengue. “Com a estrutura atual que temos, já estamos conseguindo atender dentro de um tempo adequado, mas considerando a crescente demanda, é necessário lançar mão destas contratações, que vão permitir continuarmos fazendo um atendimento adequado”, afirmou.

A carga horária de todas as funções é de 30 horas semanais. A remuneração, para Agente de Endemias, é de R$ 1.761,23; para Auxiliares de Enfermagem, R$ 2.286,90; Técnicos de Análises Clínicas/Patologia, R$ 2.757,66; e Enfermeiros é de R$ 5.687,51.

O Teste Seletivo consistirá unicamente em Avaliação de Títulos, escolares e profissionais, de caráter classificatório e eliminatório. As inscrições poderão ser efetuadas a partir das 15 horas deste sábado (15), até as 23h59min do dia 20 de fevereiro de 2020, somente via internet, no endereço eletrônico http://www.londrina.pr.gov.br.

O Edital de Abertura do Teste Seletivo Simplificado, que contém todos os detalhes, deve ser publicado no Jornal Oficial nº 3.995, desta sexta-feira (14). O resultado e a classificação final devem ser divulgados no Jornal Oficial do município, no dia 28 de fevereiro, mesmo dia em que também será publicado o Edital de convocação.

Médicos – A Secretaria Municipal de Saúde também vai contratar 42 médicos para compor as escalas de plantão das unidades de atendimento, por meio do contrato com o Consórcio Intermunicipal de Saúde do Médio Paranapanema (Cismepar).

Ampliação de atendimento – Durante a coletiva de imprensa, o prefeito anunciou outras ações que visam ampliar o atendimento à população, devido ao aumento da procura às unidades de saúde por conta da dengue.

A partir de agora, a Unidade Básica de Saúde (UBS) da Vila Casoni estará aberta todos os sábados, das 7 às 19 horas, para atender exclusivamente os casos de dengue. Durante a semana, a unidade contará com mais um médico, de plantão, também para atendimento exclusivo dos casos de dengue.

A Vila Ricardo continua com o atendimento normal da UBS, das 7 às 19 horas, e ampliado, das 19 às 23 horas, com três médicos para atendimentos relacionados à dengue. Também houve reforço dos profissionais de saúde no posto do União da Vitória.

A UBS do Parigot de Souza passará a atender também aos sábados, das 7 às 19 horas, a partir de amanhã, exclusivamente para os casos de dengue. Além disso, assim que os novos profissionais forem contratados, a UBS passará a ser uma unidade de atendimento exclusiva da dengue, atendendo de segunda a sábado, das 7 às 23 horas, com três médicos de plantão por período. A assistência às outras demandas serão remanejadas para UBS do Chefe Newton.

Mutirões – A Secretaria de Saúde prossegue com a realização dos mutirões Todos Unidos Contra a Dengue. O próximo será neste sábado (15), a partir nas 8 horas, no Conjunto Habitacional Aquiles Stenghel, região norte. O ponto de encontro será na UBS. A secretaria também continua com o trabalho diário dos agentes de Endemias, que fazem aplicação de veneno nas residências, por bombas costais, além de um trabalho educativo, de orientação aos moradores sobre o combate ao vetor.

Para a imprensa: outras informações podem ser obtidas com o secretário municipal de Saúde, Felippe Machado, no 3372-9434.