Você está aqui: Página inicial > Últimas notícias > Saúde promove ações educativas de combate à dengue em Londrina

Saúde promove ações educativas de combate à dengue em Londrina

• Última atualização em Terça, 10 de Março de 2020, 13h49

Diversas regiões da cidade irão receber os eventos, especialmente nos locais com alto índice de casos da doença

Foto: Arquivo

A Secretaria Municipal de Saúde (SMS), por meio do setor de Mobilização Social, irá realizar diversas ações educativas a partir de sábado (8), com foco no combate à dengue. Os eventos acontecerão em diferentes localidades de Londrina, e se dividirão em exposições didáticas, palestras e teatro de fantoches.

De acordo com a agente de Gestão Pública do Controle de Endemias, Elaine da Luz Moreira, as abordagens da SMS em regiões distintas da cidade devem-se à situação de alerta que o município está enfrentando em relação à dengue. “O trabalho está sendo estendido a todas as localidades de Londrina. Infelizmente, estamos alertas para a ocorrência de possível uma epidemia. É preciso conversar com a maior quantidade de pessoas possível, porque os casos estão espalhados por diversas áreas da cidade. É preciso também que os indivíduos procurem entender e conhecer os hábitos do mosquito, só assim conseguiremos combatê-lo. Nas feiras e palestras, a gente explica os cuidados que o cidadão deve tomar”, contou.

Neste sábado (8) e domingo (9), das 13h às 17h, no Shopping Catuaí, uma feira com maquete, larvário e panfletos de conscientização ficará acessível ao público. O evento ocorrerá próximo à praça de alimentação e será orientado pelas mobilizadoras da SMS, Elaine da Luz Moreira, Márcia Leite e Cleide Hade.

Ainda no sábado (8), outra exposição voltada ao combate à dengue acontecerá no Conjunto Carnascialli (Rua da Esperança, 95), para a Associação de Moradores do bairro. Quem vai apresentar o projeto serão as profissionais, também da SMS, Fabiane de Jesus e Harriete Monteiro. A mesma mostra ficará disponível no domingo (9), das 7h às 12h, na zona sul da cidade. Organizado por Elaine Moreira e Fabiane de Jesus, o evento ocorrerá na Rodovia João Alves da Rocha Loures, no Jardim União da Vitória, e será direcionado aos habitantes da região.

Próxima semana – Já na segunda-feira (10), a ação educativa será voltada aos clientes do Atacadão da zona leste (Avenida Brasília, 5650), das 8h às 17h, com as mobilizadoras Marta Silveira e Rosemeire Aparecida.

Na terça-feira (11), das 8h às 14h, uma feira sobre a dengue será atração na praça do Conjunto Aquiles Stenghel. Na oportunidade, além dos atrativos similares às outras exposições, as mobilizadoras da SMS farão visitas pelas casas dos moradores com intuito de alertá-los sobre os riscos e causas do mosquito. Neste evento, todos os profissionais do setor de Mobilização Social da Saúde participarão.

Uma palestra sobre as causas e consequências da dengue irá acontecer no Centro de Referência de Assistência Social Norte A (CRAS – Norte A), localizado na Rua Julieta Leite de Carvalho, 65, no Cojunto José Giordano. A ação ocorrerá na terça-feira (11), em dois horários. Pela parte da manhã o evento será das 9h às 12h, enquanto que à tarde o horário é das 13h30 às 15h30. Quem irá conduzir o debate serão as mobilizadoras Harriete Monteiro e Fabiane de Jesus. A palestra deve contar com os servidores do CRAS e famílias atendidas pela entidade.

O Centro Municipal de Educação Infantil (CMEI) Water Okano irá receber, na terça (11) e quarta-feira (12), a partir das 15h30, um teatro de fantoches e contação de histórias sobre a dengue. Destinadas a crianças de 0 a 5 anos, as atividades serão ministradas por Fabiane de Jesus, Fabiane Bazílio e Harriete Monteiro.

Por fim, a Escola Estadual Albino Feijó Sanches será palco para diversas feiras e palestras da SMS. Na terça-feira (11), às 8h20 e às 10h, dois debates com as mobilizadoras, Elaine Moreira e Lucinéia Caporalli, acontecerão no local. Às 14h, uma exposição nos mesmos moldes das realizadas nos outros centros ficará acessível para os alunos. Já pela parte da noite, mais duas duas palestras ocorrerão, a partir das 19h. Na quarta-feira (12), os mesmos eventos estão programados para acontecer, com exceção de uma palestra noturna. Enquanto que na quinta (13), serão realizadas apenas as atividades do período matutino.

As ações educativas do setor de Mobilização Social da SMS têm o intuito de combater e prevenir endemias em Londrina. Atualmente, a cidade registra alto índice de casos da doença. De acordo com o último boletim semanal, 4.363 notificações suspeitas de dengue foram registradas desde o início de janeiro.

Para a imprensa: outras informações podem ser obtidas ligando para agente de Gestão Pública do Controle de Endemias, Elaine da Luz Moreira, pelo telefone: 3372-9427 ou pelo 08004009256.

Texto: Pedro Nunes sob supervisão dos jornalistas do N.Com