Você está aqui: Página inicial > Últimas notícias > Saúde Ocupacional inicia agenda 2020 para servidores da Prefeitura

Saúde Ocupacional inicia agenda 2020 para servidores da Prefeitura

• Última atualização em Terça, 10 de Março de 2020, 13h39

Através de cursos, grupos de apoio, campanhas e outras ações, a DSO busca melhorar a qualidade de vida e condições de trabalho na esfera municipal

Divulgação

Para promover boas condições de trabalho e o devido suporte aos quase dez mil servidores da Prefeitura, a Diretoria de Saúde Ocupacional (DSO) da Secretaria Municipal de Recursos Humanos lançou o Programa de Promoção e Prevenção em Saúde Ocupacional e Segurança do Trabalho. Por meio de capacitações, palestras, grupos de apoio, campanhas educativas e outras atividades, o programa repassa orientações sobre saúde mental e física, e segurança do trabalho.

Atualmente, estão abertas as inscrições para o treinamento “Ergonomia em Ambientes Informatizados”, voltado exclusivamente para servidores da Secretaria Municipal de Saúde. Com 50 vagas, o curso irá ocorrer no dia 12 de fevereiro, das 12h30 às 17h30, conduzido pela médica do Trabalho da DSO, Fernanda Roque Martins Honorato.

As inscrições já podem ser feitas na página da Escola de Governo da Prefeitura, e a capacitação será realizada no prédio da Farmácia Municipal. A previsão da DSO é que este tema seja abordado novamente, no decorrer do ano, com servidores de outras secretarias e órgãos municipais.

No mês de janeiro, reiniciaram os encontros semanais dos grupos de Grupo de Apoio a Familiares de Alcoolistas (AL-ANON), e de Enfrentamento de Vícios. E neste mês de fevereiro, outras atividades em grupo serão retomadas, como o Workshop de Mindfulness, Qualidade de Vida, Reabilitação Funcional, e o grupo de Enfrentamento de Problemas de Saúde na Família.

Segundo a secretária municipal de Recursos Humanos, Adriana Martello Valero, tanto os treinamentos como os grupos de apoio, diagnósticos relacionados à saúde no trabalho, prevenção de acidentes e riscos, são medidas realizadas de forma constante pela DSO. “Ao longo do tempo, estamos implantando várias outras ações, sempre em parceria com os profissionais e com apoio dos demais secretários, visando um melhor desenvolvimento dessas ações e a mobilização para melhoria dos nossos indicadores de saúde e segurança do trabalho. E pode ser observado pela redução dos atestados e afastamentos médicos, que esses tipos de ações têm surtido efeito. A SMRH está sempre preocupada em dar um bom apoio ao servidor, especialmente em relação à sua saúde e segurança”, destacou.

Sobre – O Programa de Promoção e Prevenção em Saúde Ocupacional e Segurança do Trabalho foi criado pela Secretaria Municipal de Recursos Humanos (SMRH) como um complemento ao trabalho da Diretoria de Saúde Ocupacional, e como consequência do índice de aceitação e retorno positivo quanto às ações desenvolvidas pelo setor em 2019.

Valero complementou que a SMRH também realiza anualmente, em outubro, o Mês do Servidor, com uma programação intensiva, e em outras datas comemorativas relacionadas à saúde e segurança do trabalho. “Para essas ocasiões, também temos ações específicas. Isso está no escopo da diretoria para dar suporte ao servidor, oferecendo a ele um ambiente de trabalho mais seguro e com mais saúde, e como resultado final, alcançando mais qualidade de vida, que é o que a gente mais busca”, frisou.

Para a diretora de Saúde Ocupacional da SMRH, Liz Dayane Rodrigues, o servidor é o recurso mais importante que a Prefeitura possui. “É por meio da atuação de cada um deles que os cidadãos recebem os serviços prestados pelo Município. Dentro das nossas possibilidades, e sem aumento de custos, temos nos empenhado em cuidar, atender, capacitar e orientar os servidores sobre a importância dos cuidados com a saúde física e emocional, bem como acompanhar e capacitar nas áreas correlatas à segurança no trabalho”, detalhou.

Nas campanhas de prevenção e saúde, que trataram de temas como prevenção de doenças ocupacionais e acidentes de trabalho, relacionamento interpessoal, uso de Equipamentos de Proteção Individual (EPI), cuidado pessoal e saúde mental, foram contabilizados 1.457 participantes ao longo de 2019. Capacitações sobre atendimento ao público, voltada à Secretaria Municipal de Saúde, teve 89 participantes.

Articulando a atuação da DSO com outras diretorias, secretarias e órgãos municipais, o programa tem como objetivo preservar a integridade física e mental dos servidores da Prefeitura, prevenir o adoecimento, reduzir o absenteísmo e afastamentos por doença ocupacional e segurança do trabalho. Além disso, busca também redução do desperdício de materiais e equipamentos, a otimização do tempo de trabalho, e mais qualidade de vida para os servidores.

No último ano, a intensificação dos trabalhos desenvolvidos pela DSO apresentou ótimos resultados, como a redução de número de atestados dos servidores municipais. Como exemplo, considerando o mês de setembro de 2018 com setembro de 2019, houve redução de 1.109 afastamentos de servidores por motivo de saúde.

Para a imprensa: outras informações podem ser obtidas com a diretora de Saúde Ocupacional da SMRH, Liz Dayane Rodrigues, 3376-2551.