Você está aqui: Página inicial > Últimas notícias > Mutirões já retiraram toneladas de entulhos de imóveis da cidade

Mutirões já retiraram toneladas de entulhos de imóveis da cidade

• Última atualização em Terça, 10 de Março de 2020, 12h28

Foram percorridos 10.462 imóveis, de onde foram retirados 666 caminhões com materiais que não têm mais serventia e podem se tornar criadouros para o vetor da dengueMutirao Vivi CMTU 1

Os mutirões do Bota Fora Unidos Contra a Dengue, ações da Prefeitura de Londrina que visam combater a proliferação do mosquito Aedes aegypti, transmissor da dengue e outras doenças, já retiraram toneladas de entulhos em cinco edições da ação, realizada desde janeiro, nas regiões leste, norte e sul.

Ao todo, foram percorridas 10.462 imóveis, de onde foram retirados 666 caminhões com materiais que não têm mais serventia, como sofás, entulhos, móveis velhos, plásticos, produtos eletroeletrônicos estragados, aparelhos da linha branca, louças sanitárias e cubas, pneus, entre outros. A intenção da medida é promover uma verdadeira faxina nos bairros e eliminar os possíveis criadouros do mosquito.

Mutirao Vivi CMTU 2O último mutirão aconteceu no sábado (29), no Conjunto Vivi Xavier, região norte, onde foram percorridas 1.440 residências e retirados 60 caminhões com entulhos e outros materiais, com uma média de 12 toneladas em cada veículo. O trabalho no bairro continua nesta segunda-feira (2).

O primeiro Bota Fora foi realizado na região leste, em janeiro, nos jardins Santa Fé, Marabá e Monte Cristo, onde foram retirados 60 caminhões com materiais, e no Morro do Carrapato, onde foram recolhidos outros 300 caminhões com entulhos.

Na sequência, em fevereiro, recebeu a ação os bairros Novo Amparo, Moema, Santa Luzia e Felicidade, região norte, onde 53 caminhões foram retirados. Depois, na região sul, foram atendidos os bairros Itapoã e Franciscato, onde foram retirados 68 caminhões com entulhos, e na região norte novamente, nos bairros Aquiles Stenguel, Primavera, Catuaí, Maria Cecília e Luis de Sá. Nestes bairros, foram retirados mais 125 caminhões com diversos tipos de materiais.

Participam do Bota Fora Unidos contra a Dengue a Companhia Municipal de Trânsito e Urbanização (CMTU), secretarias de Saúde, Assistência Social, Ambiente, Obras e Pavimentação, Administração dos Cemitérios e Serviços Funerários de Londrina (ACESF), Fundação de Esportes de Londrina (FEL) e Companhia de Habitação de Londrina (COHAB-LD).

A ação é um das medidas de enfrentamento à dengue em Londrina. Dados da Secretaria Municipal de Saúde, do 1º Levantamento Rápido de Infestação do Aedes aegypti (LIRAa) de 2020, divulgado em janeiro, apontaram que 97% dos focos de dengue em Londrina estão nas residências, terrenos baldios ou pontos de despejo de lixo.

O secretário municipal de Saúde, Felippe Machado, ressaltou que os mutirões surtem um efeito excelente, pois é possível recolher grande quantidade de materiais inservíveis das casas, que são potenciais criadouros do mosquito da dengue. “A Prefeitura tem realizado diversas medidas para controlar o avanço da doença em Londrina, tanto de combate quanto assistenciais, porém é importante que a população faça a sua parte, vistoriando suas casas e quintais todas as semanas, não deixando água parada em locais que podem se tornar criadouros para o mosquito”, enfatizou.

Fotos: CMTU