Você está aqui: Página inicial > Últimas notícias > Sábado de carnaval também é dia de combater a dengue

Sábado de carnaval também é dia de combater a dengue

• Última atualização em Terça, 10 de Março de 2020, 12h21

Mais de cem trabalhadores atuarão no mutirão com caminhões e maquinário para a remoção dos descartes

bota fora cmtu Arquivo 1

A região norte de Londrina continua recebendo as ações do Londrina Unida Contra a Dengue e do programa Bota Fora. Neste sábado (22), a partir das 8h, o mutirão vai atender cerca de 50 quarteirões e mais de 1.900 imóveis com a coleta e retirada de resíduos e materiais descartados pelos moradores do Conjunto Luiz de Sá, com abrangência desde a Rua Guilhermina Lahmann (Aquiles Stenghel) até a Avenida Gines Parra (Maria Cecília). O ponto de concentração será na Unidade Básica de Saúde (UBS) Prof. Maria Anideje de Mello, que fica na Rua Vergílio Perin, 815.

bota fora cmtu Arquivo 2Mais de 100 trabalhadores, de várias secretarias e órgãos municipais, estarão mobilizados na ação para, mais uma vez, auxiliar a população de Londrina para que façam a limpeza correta de quintais e descarte adequado de lixo, fortalecendo o combate ao mosquito Aedes aegypti. O objetivo é promover a retirada de objetos e rejeitos que possam acumular água e se tornar criadouros do vetor. Os moradores poderão se desfazer de móveis velhos, entulhos, plásticos, produtos eletroeletrônicos que não funcionam, aparelhos da linha branca, louças sanitárias, entre outros. A atuação contempla imóveis em geral, casas, escolas, comércios, praças e matas.

Do efetivo mobilizado para a ação, são cerca de 30 agentes de endemias, da Secretaria Municipal de Saúde, que, durante esta sexta-feira (21), já orientou os moradores do bairro a respeito do “Bota Fora”e distribuíram sacos de lixo. Aproximadamente 40 servidores são da Companhia Municipal de Trânsito e Urbanização (CMTU), que trabalhará na retirada de materiais atuando com oito caminhões e outros maquinários, como retroescavadeiras e pás carregadeiras.

A estrutura ainda contará com mais oito caminhões, cedidos pelas secretarias de Obras e Pavimentação, Assistência Social e Secretaria Municipal do Ambiente (SEMA). Outras pastas que integram a ação do Bota Fora são a ACESF, COHAB, Fundação de Esportes de Londrina (FEL) e a Secretaria Municipal de Agricultura e Abastecimento.

O secretário municipal de Saúde, Felippe Machado, destacou que a operação do Bota Fora, em pleno sábado de Carnaval, reforça a importância da iniciativa da Prefeitura no combate à dengue. “Trata-se de uma ação fundamental para chamar a atenção e conscientizar a comunidade, que precisa saber que seu papel é determinante para evitar a proliferação do Aedes aegypti, levando em conta o alto número de casos notificados de dengue no município. Com a continuidade dos trabalhos na zona norte, a intenção é percorrer a maior quantidade de locais, uma vez que esta região é onde temos identificado mais casos notificados e confirmados de dengue. Todo e qualquer objeto inservível deve ser descartado e recolhido corretamente dos imóveis”, comentou.

Conforme dados da CMTU, cada edição do Bota Fora tem gerado a retirada de cerca de 50 a 60 caminhões de lixo. As ações no Conjunto Luiz de Sá começam neste sábado (22), mas prosseguem na semana seguinte até atender toda a área prevista do bairro. Uma das recomendações aos moradores dos bairros atendidos pelo programa é que coloquem os materiais em frente às residências dentro do horário informado previamente, para que as equipes do Município não tenham que retornar a ruas e avenidas apenas para retirar os descartes de alguns poucos imóveis, o que provoca atrasos e atrapalha o cronograma estabelecido.

Para a imprensa: outras informações podem ser obtidas com a CMTU, pelo telefone 3379-7905 (falar com Cristiano – assessor técnico da Diretoria de Operação)

Fotos: CMTU / Arquivo