Você está aqui: Página inicial > Últimas notícias > Região norte terá centro exclusivo para atender casos de dengue

Região norte terá centro exclusivo para atender casos de dengue

• Última atualização em Terça, 10 de Março de 2020, 12h15

Secretaria do Idoso cedeu, de forma temporária, o espaço do CCI, para a Secretaria de Saúde atender os casos relacionados à dengue

Dengue Dados Gabinete ED 3

A Secretaria Municipal de Saúde anunciou diversas medidas para atender a população de maneira mais adequada, devido ao aumento de casos de dengue na cidade nos últimos dias. A principal delas diz respeito à abertura de um Centro Exclusivo de Atendimento Especializado para o tratamento dos casos de dengue, que funcionará, de forma temporária, no Centro de Convivência da Pessoa Idosa (CCI) da zona norte, localizado na Rua Luiz Brugin, 570, Conjunto Maria Cecília.

A ação é uma parceria com a Secretaria do Idoso e os atendimentos devem iniciar no início de março, após a contratação de novos profissionais da saúde, por meio de teste seletivo. O centro funcionará de segunda a segunda, ou seja, de forma ininterrupta, das 7 horas a 1 hora da manhã, com três médicos por período. Os idosos terão atendimento prioritário no local.

O prefeito Marcelo Belinati enfatizou que a prefeitura tem feito todos os esforços, no sentido de combater a dengue. “Só conseguiremos vencer este problema se houver união entre o poder público, instituições e a população. Nós estamos trabalhando na conscientização, prevenção e dando a retaguarda necessária para dar atendimento adequado à população acometida pela doença”, disse, durante coletiva de imprensa realizada na sede da Prefeitura, na tarde desta quarta-feira (19).

O secretário municipal de Saúde, Felippe Machado, analisa que transformar temporariamente o CCI Norte em um centro de atendimento para os casos de dengue vai proporcionar redução no número de pacientes que estão buscando o atendimento no pronto atendimento do Maria Cecília”, explicou o secretário.

A secretária municipal do Idoso, Andrea Ramondini Danelon, apontou que é hora de todos se unirem na luta contra a dengue, por isso a decisão de ceder o espaço do CCI Norte para atender os casos de dengue. “Sabemos que os próprios idosos atendidos no Centro podem vir a precisar destes atendimentos, assim como seus familiares. É importante lembrar que os idosos não terão prejuízo nas atividades realizadas, pois estamos procurando parceiros próximos para que atendam as ações do CCI durante este período”, afirmou.

Dengue Dados Gabinete ED4

A prefeitura anunciou também que haverá atendimento exclusivo para dengue na UBS da Vila Casoni, a partir de amanhã (20), de segunda a sexta das 7 às 23 horas, e aos sábados das 7 às 19 horas. Os atendimentos da Atenção Básica desta unidade serão deslocados para as UBS do Lindóia, no caso dos moradores do Ideal, e a população da Vila Casoni será atendida na UBS do Centro Social Urbano (CSU).

Mudanças também na UBS do Aquiles, já a partir de hoje (19). Pela manhã a unidade continua realizando os atendimentos eletivos agendados e a partir das 13 horas, a assistência na UBS passa a ser exclusiva para os casos de dengue. A equipe médica da unidade foi reforçada com três médicos plantonistas, para atender estes casos.

Já a UBS da Vila Ricardo volta com o atendimento normal, de segunda a sexta, das 7 às 19 horas. A unidade do Parigot atenderá também aos sábados, exclusivamente para os casos relacionadas à dengue, das 7 às 19 horas.

O município também reforçou as equipes das Unidades de Pronto Atendimento (UPAS), aumentando a capacidade de atendimento e a infraestrutura, com um médico a mais, que atenderá das 10 às 22 horas, com o objetivo de fazer a análise de resultado de exames que ficam acumulados durante a madrugada e no decorrer o dia. Além disso, cada unidade está contando com quatro leitos e 16 poltronas a mais de hidratação, para atender os cerca de 1 mil atendimentos diários em cada UPA.

Carnaval – Durante a coletiva, também foi anunciado como ficam os atendimentos durante o carnaval. Embora seja ponto facultativo e feriado na segunda (24) e terça-feira (25), respectivamente, o município determinou a abertura de seis UBSs nestes dois dias, as quais atenderão das 7 às 19 horas, exclusivamente para os casos de dengue. São elas: UBSs do Aquiles, Parigot, Vila Casoni, Alvorada, Vila Ricardo e Itapoã. Lembrando que as UPAS funcionam normalmente, assim como as unidades de pronto atendimento.

Mutirão – Os mutirões de combate à dengue prosseguirão na cidade, de forma intensificada, inclusive durante a semana. Neste sábado (22), a partir das 8 horas, haverá mutirão no Conjunto Luiz de Sá, região norte. “Estes mutirões surtem um efeito excelente, uma vez que 90% dos focos do Aedes aegypti se encontram nas casas das pessoas e nos quintais. Nestas ações conseguimos recolher grande quantidade de materiais inservíveis das casas, que são potenciais criadouros do mosquito da dengue”, ressaltou o secretário de Saúde.

Mapa Dengue Sec Saude

Boletim da dengue – A Secretaria divulgou o boletim com os dados atualizados sobre a situação da dengue em Londrina. Do início do ano até agora, foram computados 7.074 casos notificados de dengue, dos quais 1.663 foram confirmados, 268 descartados, e 5.144 estão em análise, aguardando o resultado de exames laboratoriais.

Fotos: Emerson Dias / Divulgação