Você está aqui: Página inicial > Últimas notícias > Município promove novas ações educativas contra a dengue

Município promove novas ações educativas contra a dengue

• Última atualização em Terça, 10 de Março de 2020, 11h56

Os eventos tiveram início em janeiro e ainda estão acontecendo com intuito de conscientizar a população sobre a doença

Foto: Vivian Honorato / Arquivo

A Secretaria Municipal de Saúde (SMS), por meio do setor de Mobilização Social, irá promover mais ações educativas de combate à dengue para a população. As atividades, que visam conscientizar um amplo número de pessoas sobre as formas de prevenção da doença, tiveram início em janeiro na cidade.

O primeiro evento será uma feira no shopping Com-Tour, na Avenida Tiradentes, 1.241, Jardim Shangri-Lá. A atividade ocorrerá no sábado e domingo (15 e 16), das 8h às 17h, e contará com diversos elementos que retratam o perigo do Aedes aegypti, mosquito transmissor da dengue. Dentre os itens a serem apresentados estão uma maquete, um larvário, cartazes e panfletos de conscientização. Já para representar a ameaça da doença, a mobilizadora da SMS, Márcia Leite, irá se caracterizar com uma fantasia de mosquito. Além dela, estarão presentes a servidora, Daniele de Oliveira, e outra agente da Secretaria de Saúde a ser definida.

A praça Nishinomiya será palco para outra feira sobre a dengue no domingo (16). O evento terá início às 15h, com previsão de encerramento às 19h. Organizada pelas mobilizadoras, Márcia Leite, Daniele de Oliveira e Rose Aparecida, a atividade será similar à exposição ocorrida no shopping, com exceção da representação do mosquito com o uso de fantasia. A praça Nishinomiya fica na Avenida Santos Dumont, próxima ao aeroporto.

Na segunda-feira (17), uma conversa com funcionários da empresa alimentícia, BRF (Eugênia Safra do Rosário, 2.800, Cidade Industrial I), acontecerá em três horários diferentes. O primeiro debate ocorrerá às 5h, o segundo às 6h e o terceiro às 8h. Ambas as discussões terão como objetivo abordar os problemas da dengue. Cerca de 200 pessoas são esperadas para o evento, que será ministrado pelas agentes, Marta de Oliveira, Rose Aparecida e Márcia Leite. Ainda na segunda (17), e também na terça-feira (18), a Escola Municipal Corveta Camaquã receberá uma exposição sobre a doença. O evento acontecerá nos períodos da manhã, a partir das 8h, e da tarde, às 14h. Na oportunidade, a mostra será apresentada por Daniele de Oliveira e Márcia Leite.

A agente da SMS, responsável pela agenda das ações educativas do setor de Mobilização Social, Cleide Radde, explicou o foco dos eventos que estão sendo promovidos. “É melhor falar sobre prevenção agora do que depois ter que combater a doença. A mobilização faz este papel, conscientizando pessoas de todas as idades. Estamos desenvolvendo ações com crianças, adolescentes, adultos e até nos Centros de Convivência da Pessoa Idosa (CCIs).  Nosso trabalho é direcionado a todos os públicos”, contou.

Para a imprensa: outras informações podem ser obtidas ligando para agente de Gestão Pública do Controle de Endemias, Elaine da Luz Moreira, pelo telefone: 3372- 9427 ou pelo 08004009256.

Texto: Pedro Nunes sob supervisão dos jornalistas do N.Com