Ir direto para menu de acessibilidade.
Você está aqui: Página inicial > Últimas notícias > Educação sobre endemias envolve crianças na luta contra o Aedes aegypti
Início do conteúdo da página

Educação sobre endemias envolve crianças na luta contra o Aedes aegypti

  • Última atualização em Terça, 10 de Março de 2020, 11h52
  • Acessos: 610

Agentes do setor de Mobilização Social da Saúde estarão em unidades escolares e socioassistenciais, na quinta (13) e sexta-feira (14)

 

Foto: Secretaria Municipal de Saúde

 

Como parte do trabalho em combate ao mosquito Aedes aegypti, que transmite a dengue, o zika vírus e outras doenças, a Secretaria Municipal de Saúde realizará, na quinta (13) e sexta-feira (14), ações educativas por meio do setor de Mobilização Social. Os agentes de Endemias estarão em unidades escolares e socioassistenciais, para orientar as crianças sobre os perigos que o Aedes representa, e ensinar meios de impedir sua proliferação.

Na quinta-feira (13), às 8 horas, as mobilizadoras Marta e Rose estarão na unidade socioassistencial Meprovi Pequeninos, situada na Rua Santa Terezinha, 609, da Vila Santa Terezinha. Ali, aproximadamente 60 crianças com idade de 6 a 12 anos verão algumas exposições, como a maquete que mostra os quintais de forma certa e errada, ou seja, com e sem possíveis criadouros do mosquito transmissor da dengue.

As mobilizadoras irão levar também o larvário, que mostra o Aedes em diferentes estágios do seu ciclo de vida. “Ao observar essa exposição, as crianças tiram suas dúvidas e recebem informações sobre como prevenir a dengue e demais doenças que o mosquito transmite, como a febre amarela silvestre e a chikungunya”, citou a  agente de Endemias e integrante da Mobilização Social, Elaine da Luz.

No Meprovi Pequeninos, haverá ainda cartazes, distribuição de panfletos, boliche e dinâmicas para conscientizar os participantes a aderirem ao combate ao mosquito.

Na Escola Municipal Melvin Jones, da região oeste, as agentes de Endemias Daniele e Márcia levarão também exposições, com maquetes e larvário, panfletos e orientações a respeito do Aedes aegypti. As ações vão ocorrer na quinta (13) e sexta-feira (14), às 8 horas, e às 14 horas, respectivamente. A expectativa é que este trabalho tenha a presença de, aproximadamente, 190 estudantes.

Região norte – Nesta quarta-feira (12), a Mobilização Social irá participar da reunião de pais dos alunos que integram o projeto Integral do SESC Norte. O encontro, que começa às 18 horas, deve reunir em torno de 150 pessoas, e retorna na quinta-feira (13), no mesmo horário. As mobilizadoras Fabiane de Jesus e Harriete estarão presentes distribuindo panfletos sobre a dengue e outras endemias. Haverá também exposição de um banner. O SESC Norte fica na Avenida Saul Elkind, 1.555.

As ações na unidade da zona norte do SESC incluem ainda um teatro de fantoches, que será apresentado para as crianças matriculadas nas turmas de Educação Infantil. A atividade acontece às 13h30, na quinta-feira (13).

E na Escola Municipal Professor Moacyr Teixeira, que fica no Conjunto Violim, os pais dos estudantes vão participar de uma palestra, com informações sobre como prevenir a dengue e combater o mosquito transmissor da doença. A reunião com os pais será realizada às 19 horas, na Rua Luiz Brugin, 715.

Região sul – As agentes de Endemias Elaine e Lucinéia também vão conduzir palestra sobre a dengue com pais e responsáveis dos estudantes, mas desta vez no Conjunto Cafezal. O encontro, que irá ocorrer no Colégio Estadual Professora Maria José Balzanelo Aguilera, envolverá também os servidores que atuam na unidade. O colégio fica localizado na Rua Tarcisa Kikuti, 55, e a palestra inicia às 19 horas.

Para a imprensa: outras informações podem ser obtidas com o setor de Mobilização Social da Secretaria Municipal de Saúde, pelo telefone 3372-9427.

 

registrado em:
Fim do conteúdo da página