Você está aqui: Página inicial > Últimas notícias > Comitê Municipal de Aleitamento Materno retoma encontros mensais em 2020

Comitê Municipal de Aleitamento Materno retoma encontros mensais em 2020

• Última atualização em Terça, 10 de Março de 2020, 11h52

Na quarta-feira (12), os integrantes do CALMA vão avaliar as ações realizadas em 2019 e participar de momento científico

Foto: Arquivo

O  Comitê Municipal de Aleitamento Materno (CALMA) inicia, nesta quarta-feira (12), as reuniões mensais de 2020. O encontro inicia às 14 horas, no Centro Pastoral, localizado na Rua Dom Bosco, 145, Jardim Dom Bosco. Aberto à comunidade em geral, a reunião do Calma terá a presença dos representantes das entidades e órgãos que integram o comitê.

De acordo com a coordenadora em Saúde da Criança e Aleitamento Materno do Município, Lilian Poli, a programação da primeira reunião do CALMA este ano abrange uma avaliação das atividades promovidas no decorrer de 2019. “Tivemos um ano produtivo, realizamos várias ações de promoção e apoio ao Aleitamento Materno. E para 2020, queremos fortalecer o trabalho do Banco de Leite Humano do Hospital Universitário de Londrina, e dos postos de coleta para doação de leite humano”, adiantou.

Neste ano, o tema proposto para a Campanha Agosto Dourado e a Semana Mundial do Aleitamento Materno (SMAM 2020), é “Apoiar a Amamentação para um planeta mais saudável”. A abordagem segue a Agenda 2030 para o Desenvolvimento Sustentável, que compõe os 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da Organização das Nações Unidas (ONU).

Ainda no encontro do CALMA de amanhã, a mestre em Odontologia e residente da Bebê Clínica de Londrina, Magdalena Raquel Torres Reyes, irá conduzir um momento científico. O tema discutido será “Hipomineralização de segundos molares e caninos decíduos em pré-escolares brasileiros participantes de um programa odontológico educativo-preventivo: relato de casos clínicos”, contou.

Participam do CALMA instituições de assistência, ensino e pesquisa na área da saúde, públicas, privadas e filantrópicas, tanto de Londrina como de cidades próximas. São elas: Prefeitura de Londrina, por meio da Secretaria Municipal de Saúde; Hospital Evangélico de Londrina, Hospital do Coraçãozinho, Mater Dei, Hospital Infantil e Hospital Universitário de Londrina, por meio do Banco de Leite e Clínica de Especialidades Infantis (Bebê Clínica) da Universidade Estadual de Londrina (UEL). Também compõem o comitê a Unimed Londrina, Associação Médica, Pastoral da Criança, 17ª Regional de Saúde, Grupo de apoio à amamentação de Londrina, Departamento de Enfermagem da UEL, Universidade Pitágoras, UNIFIL, Consórcio Intermunicipal de Saúde do Médio Paranapanema (CISMEPAR), Deleite, Doulas Londrina, Unimaterna, as secretarias municipais de Saúde de Ibiporã, Cambé e Rolândia, Hospital São Francisco de Cambé, profissionais liberais de saúde e o Conselho Regional de Enfermagem do Paraná (COREN/PR).

Para a imprensa: outras informações podem ser obtidas com a coordenadora do CALMA, a enfermeira Lilian Poli, no 3372-9829.