Você está aqui: Página inicial > Últimas notícias > Mutirão Bota Fora Unidos Contra a Dengue faz combate ao Aedes aegypti na região sul

• Última atualização em Terça, 10 de Março de 2020, 11h52

Ação do último sábado (8) atendeu os bairros que ficam no entorno da UBS Itapoã, como Santa Joana e Franciscato

Mutirao Zona Sul Saude 08 2 20 Arquivo 2 1

Dentro das várias atividades que a Prefeitura de Londrina está promovendo para combater o mosquito transmissor da dengue, foi realizado no último sábado (8) novo mutirão de limpeza “Bota Fora Unidos Contra a Dengue”, desta vez na região sul. Várias secretarias, órgãos municipais e entidades da sociedade civil se reuniram para recolher objetos e rejeitos que podem acumular água e se tornar criadouros do Aedes aegypti. Os trabalhos foram realizados das 8h30 às 13 horas, sendo que o ponto de concentração foi na Unidade Básica de Saúde (UBS) do Itapoã, situada na Rua Benedito José Theodoro, 258.

Mutirao Zona Sul Saude 08 2 20 Arquivo 2Com enfoque no Jardim Santa Joana, o mutirão atendeu também os bairros vizinhos, como Itapoã e Franciscato. Na sexta-feira (7), os agentes de Endemias da Secretaria Municipal de Saúde (SMS) percorreram os imóveis das localidades, orientando os moradores a descartarem no sábado (8) materiais e rejeitos que estavam nas residências, e que serão recolhidos pelos caminhões do Bota Fora.

Itens como eletrodomésticos e eletroeletrônicos quebrados, móveis velhos, pneus e outros materiais foram recolhidos durante o Bota Fora, totalizando 68 caminhões de entulhos. Para garantir que a ação percorra os mais de 1.600 imóveis da região, os caminhões continuam nesta terça-feira(11), recolhendo os materiais depositados pelas pessoas nas calçadas.

Mutirao Zona Sul Saude 08 2 20 Arquivo 3

Este foi o terceiro mutirão de limpeza desenvolvido pela Prefeitura, dentro da campanha Londrina Unida Contra a Dengue. No primeiro mutirão de limpeza “Bota Fora Unidos Contra a Dengue”, realizado em  25 de janeiro, mais de 60 caminhões de entulhos foram retirados das ruas e das casas nos jardins Santa Fé, Marabá e Monte Cristo, região leste. No segundo mutirão, de 1º de fevereiro, que ocorreu nos conjuntos Novo Amparo, Moema, Santa Luzia e Felicidade, da zona norte, foram retirados 53 caminhões. E no Morro do Carrapato, região leste, a Prefeitura retirou 300 caminhões com entulhos.

Segundo a diretora de Vigilância em Saúde do Município, Sônia Fernandes, nas primeiras semanas de 2020 as regiões leste e norte concentraram as notificações de casos suspeitos de dengue. “Mas observamos, nos últimos dias, que esta área da zona sul está tendo um aumento do número de casos notificados. Além disso, foram nestas localidades que ocorreram a grande maioria dos casos positivos de dengue em 2019, por isso optamos por redirecionar as ações preventivas para esta área”, explicou.

Além da Saúde e da CMTU, participaram do Bota Fora Contra a Dengue as secretarias municipais de Assistência Social, Ambiente, Obras e Pavimentação, ACESF, Fundação de Esportes de Londrina e COHAB-LD.

Para a imprensa: outras informações podem ser obtidas com a diretora de Vigilância em Saúde do Município, Sônia Fernandes, pelo 3372-9479.

Fotos: Secretaria Municipal de Saúde