Você está aqui: Página inicial > Últimas notícias > Prefeitura investe em benefícios para tratamento de pacientes em outras cidades

Prefeitura investe em benefícios para tratamento de pacientes em outras cidades

• Última atualização em Quinta, 19 de Dezembro de 2019, 18h12

Novo contrato oferece, a um custo menor, o transporte de paciente e seu acompanhante, sala de apoio climatizada e alimentação

saude ILUSTRATIVA P

Para oferecer um atendimento humanizado e de mais qualidade aos pacientes que utilizam o programa de Tratamento Fora de Domicílio (TFD), a Prefeitura de Londrina firmou novo contrato para prestação desse serviço. A empresa vencedora da licitação nº 530/2019 foi a Viação Garcia e, desde então, os pacientes e seus acompanhantes viajam em ônibus mais confortáveis e seguros, podem usufruir de salas de apoio enquanto esperam pelas consultas, entre outros benefícios.

Além da viagem até a capital, o serviço oferecido passou a incluir o traslado dos pacientes e seus acompanhantes até clínicas e hospitais de Curitiba e região metropolitana. Após o término das consultas ou tratamentos, os pacientes comunicam a empresa e são levados até uma sala de apoio climatizada, com acesso à internet, banheiros, café da manhã e da tarde, e acompanhamento com equipe especializada, incluindo um profissional de Enfermagem.

Com 12 meses de duração, o contrato pode ser prorrogado em até 60 meses. A expectativa é garantir, além de um serviço mais completo aos pacientes, economia aos cofres públicos de aproximadamente R$150 mil reais.

Pelo contrato anterior, a emissão de passagens de ida e volta tinha o custo de R$293,73 na categoria executivo ou convencional, e R$ 480,87 para cabine cama. Com o novo contrato, os valores caem para R$ 231,40 e R$ 375,58, respectivamente.

De acordo com o secretário municipal de Saúde, Felippe Machado, o novo contrato representa um grande ganho aos pacientes que fazem acompanhamento em hospitais e clínicas de Curitiba e região metropolitana. “Há bastante tempo o prefeito Marcelo Belinati determinou que nós achássemos um mecanismo para oferecer um serviço mais humanizado, uma vez que, anteriormente, era fornecida somente a passagem. Geralmente, esses atendimentos ocorrem em hospitais distantes da rodoviária, ou fora de Curitiba, e os pacientes tinham que providenciar por conta própria o seu traslado até esses locais, após chegar na rodoviária”, detalhou.

Machado destacou que essas condições eram ainda mais difíceis aos pacientes com necessidades especiais e com saúde debilitada. “São muitos cadeirantes, pré-transplantados e crianças. Através dessa licitação, conseguimos mudar totalmente a dinâmica desse serviço, de forma diferenciada. O paciente e seu acompanhante, ao chegar na capital, é recepcionado em um espaço de apoio, com um profissional de saúde à disposição, café da manhã, e veículos que os levam até o local de consulta”, informou.

O secretário municipal de Saúde explicou ainda que as melhorias incluem também o retorno antecipado. “Quando a consulta encerra, esse paciente não precisa aguardar na rodoviária até 23h59, que era normalmente o horário de saída dos carros para Londrina. Ele terá o acesso garantido na sala de apoio, e é colocado para retornar no próximo ônibus que virá a Londrina. É um passo essencial para pessoas fragilizadas, e um ganho considerável para nossa população”, comentou.

Utilizando o programa de Tratamento Fora de Domicílio pela primeira vez, Sônia dos Santos acompanhou o esposo até Curitiba, para realização de exames do sono, e elogiou o atendimento recebido. “Essa é a primeira viagem que faço, e posso dizer que fomos muito bem tratados, o atendimento é nota dez”, contou.

Para a imprensa: outras informações podem ser obtidas com o secretário municipal de Saúde, Felippe Machado, pelo 3372-9434.